Redirecionamento

javascript:void(0)

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Suíça prepara-se para lançar um satélite “faxineiro” para limpar a atmosfera da Terra

Cientistas suíços disseram que planejam lançar um “satélite-faxineiro” para limpar todo o lixo espacial próximo a Terra.

O satélite irá pegar pedaços de detritos em órbita e jogá-los de volta para a atmosfera da Terra, onde eles serão queimados na reentrada em nosso planeta.

Os 21 milhões de reais gastos na construção do CleanSpace, foi patrocinado pelo Centro Espacial Suíço do Instituto Federal Suíço de Tecnologia. Seu lançamento ocorrerá nos próximos 5 anos e terá como primeira missão capturar os restos de satélites lançados pelo país nos anos de 2009 e 2010.

Os Estados Unidos, por meio da NASA, declarou que existem 500 mil peças de foguetes, satélites e aparelhos espaciais circulando a órbita da Terra. Eles viajam, em uma velocidade média, de 17.500 km/h, rápido o bastante para destruir ou causar sérios danos em satélites ativos ou naves espaciais. Cada vez que um detrito colide com outro, mais lixo é gerado. 

“Tornou-se essencial estar ciente da existência do lixo espacial e dos riscos que corremos em sua proliferação”, declarou Claude Nicollier, astronauta e professor da EPFL. 

Construir este satélite significa desenvolver uma nova tecnologia para resolver três grandes problemas, dizem os cientistas. A primeira barreira seria a trajetória: O satélite tem de ser capaz de ajustar seu caminho para corresponder ao seu alvo. O EPFL disse que seus laboratórios estão observando um motor compacto para agir neste sentido.

Após isso, ele precisa agarrar e estabilizar-se com os detritos em alta velocidade. Os pesquisadores estão estudando a aderência do satélite com diversos materiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário