Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Rede Brasil Rural empolga produtores em Caxias do Sul

Inserir a agricultura familiar nas redes eletrônicas de comercialização para promover o desenvolvimento deste setor é a proposta da Rede Brasil Rural, apresentada hoje (17), em Caxias do Sul (RS), pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence. Centenas de representantes de associações, cooperativas e sindicatos participaram do evento, que inaugura uma série de capacitações no estado para qualificação dos agentes que vão operar a Rede.

Rede Brasil Rural empolga produtores em Caxias do SulO ministrou lembrou a posição de destaque que a agricultura familiar ocupa no cenário nacional e a importância de aperfeiçoar as políticas públicas ligadas à área. “A região da serra gaúcha é prova de que a reforma agrária e a agricultura familiar permitem o desenvolvimento da produção, a inclusão das famílias e garante renda e segurança alimentar. Por isso, tornou-se parte tão importante do mercado interno do país”.

Assim, a proposta é inserir os agricultores – através de suas entidades representativas – no comércio eletrônico, a fim de reduzir custos de produção, transporte e armazenagem, e oferecer novas alternativas para a comercialização para as associações e cooperativas.

“É um portal capaz de organizar as cadeias produtivas em todo o país porque facilita a logística dos produtos, com o apoio de entidades públicas e privadas. Com isso queremos baratear o produto final e garantir mais renda aos produtores”, afirmou o ministro.

Até o dia 6 de março, o MDA espera o cadastro na Rede de aproximadamente 1,6 mil entidades jurídicas ligadas à agricultura familiar. A previsão é a operacionalização completa do sistema até junho, quando os agricultores poderão, então, comprar insumos e vender seus produtos.

O coordenador da Rede Brasil Rural no MDA, Marco Antônio Viana Leite, explicou a tecnologia da Rede, salientando que, inicialmente, serão cadastradas Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAPs) jurídicas. Ele orientou o preenchimento do cadastro, feito diretamente no site do Ministério, e como “este armazém virtual” irá funcionar.

Expectativa 

Para os agricultores, a Rede representa a oportunidade de expandir seus negócios e ampliar sua competitividade. Para o coordenador comercial da Cooperativa Aecia, Volmir Campagnolo, o novo instrumento irá agilizar as vendas da entidade e proporcionar mais lucros aos agricultores.

“Hoje a gente já atende 18 municípios através do PNAE e PAA, com a Rede poderemos vender para muito mais, pois as prefeituras procuram esses produtos e nem sempre encontram. A logística também ficará mais fácil, porque nem sempre temos caminhões para atender à demanda, e com a entrega através da Rede esta processo será mais ágil. Outra questão é a compra de insumos orgânicos, que são mais difíceis no mercado. Com o cadastro na Rede a gente vai ter acesso mais facilmente”, espera Campagnolo. A Aecia possui cem associados na região da serra e litoral norte do Rio Grande do Sul. Entre seus principais produtos estão a banana, o suco de uva e hortaliças.

Capacitações 

A Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário no Rio Grande do Sul promoverá, de 28 de fevereiro a 2 de março, oficinas de sensibilização e capacitação no emprego da Rede Brasil Rural. As entidades participantes receberão noções de operações comerciais e de contratação de serviços via internet.

Dia 28 a oficina será em Pelotas, na Universidade Federal; dia 29 em Santo Augusto, no auditório do campus do Instituto Federal Farroupilha; no dia 1º de março, ocorre em Sarandi, no auditório do Sintraf; e no dia 2 de março, encerram-se as oficinas em Erechim, no plenário da Câmara de Vereadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário