Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

SENAR se prepara para levar o PRONATEC ao campo

“O Pronatec é ao mesmo tempo um desafio e uma excelente oportunidade para o SENAR criar condições para o jovem permanecer ou retornar ao meio rural, com chances de crescimento profissional e reais possibilidades de renda”, afirmou Daniel Carrara, Secretário-Executivo do SENAR, durante a webconferência sobre o programa realizada hoje na sede da Administração Central, em Brasília.

Daniel Carrara explicou que o SENAR irá pactuar com o Ministério da Educação (MEC) 50 mil vagas para os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), de 160 horas. “Nosso foco com esse programa é trabalhar, principalmente, com o jovem ligado ao meio rural. Eles precisam conhecer as oportunidades de crescimento que existem no campo. Saber que não é preciso ir para a cidade para progredir na vida.”

De acordo com Andrea Barbosa, chefe do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS), o Pronatec visa ampliar a oferta de vagas de Educação Profissional e Tecnológica e melhorar a inserção dos beneficiários no mercado de trabalho. “O SENAR, quer atender, prioritariamente, os alunos do 2º e 3º ano do ensino médio com cursos FIC. O Guia Pronatec, disponibilizado pelo MEC, apresenta todos os cursos oferecidos pelo programa e que vão orientar a atuação do SENAR”. Como, por exemplo, bovinocultura de leite, bovinocultura de corte, piscicultura, fruticultura, apicultura, inseminação artificial, dentre outros”.

O especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do MEC, Andrei Soares, esclareceu a parceria SENAR/Pronatec. “Os cursos de Bolsa-Formação são sempre realizados com dois parceiros: Um ofertante, que realiza os cursos, nesse caso o SENAR, e um demandante que coordena a mobilização, seleção e pré-matrícula dos beneficiários, que é a Secretaria Estadual de Educação – SEDUC, vinculada ao MEC”.

Andrei disse também que o Ministério está muito entusiasmado com a adesão do SENAR ao programa. “Acreditamos que o SENAR pode ser um parceiro muito promissor para o Pronatec. Afinal, o programa é uma idéia muito ambiciosa, pois é uma política pública que se constrói pela conversa, pela parceria. E nós do MEC conhecemos a área de atuação do SENAR e sabemos a significativa abrangência que a instituição possui no meio rural”.

O programa está previsto para iniciar em março e a média é de 15 alunos por turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário