Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Paratur tem assento no Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa

A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) será representada por servidores na posse da nova fase da 4ª gestão, biênio 2012 a 2014 no Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI-PA). A realização do evento constitui-se em um momento para a construção da Política Estadual com participação da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e de outras secretarias envolvidas no processo. A reunião acontece nesta quinta-feira, 2, às 9h, no auditório do Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), localizado na Avenida Almirante Barroso, nº 1765, ao lado da Igreja da Santa Cruz. Bairro Marco.
As técnicas Edmê Silva, da Gerência de Assuntos Nacionais (Gean) e Thais Neiva, da Diretoria de Fomento (Difom) representarão a Paratur no Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, em que são titulares desde 2011. Segundo Edmê, o objetivo da Paratur na gestão do Conselho é de diagnosticar o perfil das pessoas que estão na faixa da melhor idade paraense, em especial os consumidores ou potenciais consumidores de serviços do setor de turismo.

O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa foi criado sob a Lei de nº 6.634 de 29 de março de 2004, é um órgão superior de deliberação, orientação e normatização da Política Estadual da Pessoa Idosa. Vinculado a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedes), possui como finalidade a formulação de princípios e diretrizes da política de atenção a pessoa idosa. Seu papel articulador de políticas públicas voltadas ao idoso, objetiva assegurar direitos sociais, criando condições a promoção e autonomia, integração e participação efetiva desse idoso na sociedade. A CEDPI-PA está em fase de transição para a 4ª gestão, biênio 2012 a 2014 e realizou, no dia 2 de dezembro de 2011, a assembleia geral para a escolha das entidades não governamentais.

Com um calendário de reuniões todas as primeiras quintas-feiras de cada mês na plenária da Casa dos Conselhos, composta por um colegiado paritário de 14 entidades, divididas entre órgãos públicos estaduais e entidades estaduais não-governamentais. Atualmente, a presidência do Conselho está no assento de uma governamental que é a Seduc, pois semelhante aos outros conselhos, há a alternância de governo e sociedade civil na presidência. Assim como no Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca), no CEDPI quem compõe a mesa diretora é o órgão ou entidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário