Redirecionamento

javascript:void(0)

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Pará debate universalização da assistência técnica e extensão rural

A universalização da assistência técnica e extensão rural no Pará. Este é o objetivo da Lei de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) que será debatida na I Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (I Ceater) do Pará, nos próximos dias 14 e 15 de março, em Belém. O assunto foi o tema central da primeira reunião ordinária deste ano do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) do Estado do Pará, realizada nesta quinta-feira, 23, no auditório da Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri).

Os conselheiros aprovaram a minuta da Lei de Ater, o regimento interno da I Ceater e os procedimentos necessários para a legalização dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS). “As reuniões territoriais têm sido um sucesso. Nós já avançamos muito no debate das propostas para a Ceater”, avalia o secretário de Estado de Agricultura, Hildegardo Nunes, que preside do CDRS. Para o secretário, a proposta de Lei de Assistência Técnica e Extensão Rural elaborada por um grupo de trabalho formado por diversos órgãos que participam do CDRS “expressa a nossa expectativa e necessidade de assistência técnica e extensão rural no Estado”.

Ainda segundo Hildegardo Nunes, “a expectativa é grande” em relação à realização da Conferência Estadual que vai eleger e preparar os delegados para a Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural que será realizada em abril, em Brasília.

Para o conselheiro Manoel Libório, secretário de Agropecuária e Pesca de Moju, a lei de Ater é um avanço importante. Ele destaca o fato de, ao contrário do que foi feito no passado com as empresas estatais de telefonia que foram extintas, o governo agora está promovendo a abertura da assistência técnica suplementar para empresas privadas sem extinguir a Emater. “É uma necessidade esse debate. Eu aposto não só na assistência técnica, mas na formação dos agricultores”.

A discussão da I Ceater será em torno dos eixos: Ater para o desenvolvimento rural sustentável; Ater para a diversidade da Agricultura familiar e a redução das desigualdades; Ater e as políticas públicas, Gestão, financiamento, demanda e oferta dos serviços de Ater e Metodologia de Ater - abordagens e extensão rural. O objetivo é propor diretrizes para o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pronater).


Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário