Redirecionamento

javascript:void(0)

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

França pretende promover uso da bicicleta como meio de transporte

O governo francês deve anunciar nesta semana o Plano Nacional de Ciclismo. O intuito do projeto é incentivar o uso da bike nas atividades rotineiras. O alvo das autoridades é de que até 2020, 12% da população opte pelo uso da bicicleta como meio de transporte.

Conforme dados governamentais, atualmente apenas 3% dos franceses são adeptos da bike, mesmo que as viagens diárias sejam curtas, em média de três quilômetros.

Os benefícios que essa mudança poderia trazer são imensos e melhorariam a qualidade de vida das pessoas e ainda geraria economia financeira de 5,6 bilhões de euros, somente com a redução de custos na área da saúde. Além disso, conforme informado por um porta-voz, “se todos os europeus pedalarem 2,6 quilômetros por dia, as emissões de CO2 relacionadas ao transporte seriam reduzidas em 15%”.

Para alcançar esse objetivo o ministro francês dos Transportes, Thierry Mariani, propôs novas zonas de estacionamentos seguros para bicicletas e também anunciou seu apoio aos regimes de incentivos aos funcionários que optarem pela bike para percorrer o trajeto até o trabalho diariamente.

Mariani solicitou que o governo invista no ciclismo da mesma forma que foi investido no automobilismo, com a introdução de benefícios fiscais para a compra de bikes elétricas. Para ele, esta medida pode ser implantada rapidamente.

Em uma pesquisa realizada pela rádio Europe 1, com sete mil entrevistados, 41% dos participantes se mostraram dispostos a trocar os carros pelas bikes, desde que houvesse incentivos governamentais.

Algumas cidades francesas já têm promovido o uso das “magrelas”. Isso ocorre em Paris e em Nice, por exemplo, com os sistemas de locação de bicicletas Vélibe e Vélo Bleu. 

Com informações do The Local e Connexion France.

Nenhum comentário:

Postar um comentário