Redirecionamento

javascript:void(0)

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Festival de verão de Salvador adota ações sustentáveis

Atualmente, no planejamento de eventos, em especial nos festivais de música, vem sendo incorporada medidas sustentáveis para que o impacto ambiental seja o menor possível. Nesta linha, o Festival de Verão de Salvador propôs algumas ações.

Um dos mais famosos festivais brasileiros de música, realizado entre os dias 25 e 28 de janeiro, foi assessorado por uma gestão de marketing ambiental. O Festival de Verão, que acontece anualmente na Bahia, nunca havia tido este tipo de preocupação, mas pela primeira vez contratou uma empresa que ficou responsável por elaborar iniciativas que serão desenvolvidas não só nesta, como nas próximas edições.

Com foco no Programa da Gestão de Resíduos foram elaboradas ações educacionais de conscientização do público e participantes do evento. O lixo foi levado para o Centro de Triagem para dali ser encaminhado por indústrias de reaproveitamento.

Foram contratados 15 agentes para atuarem na gestão operacional interna eco-eficiente no Parque de Exposições. Também foi lançado um Manual de Boas Práticas para os funcionários do evento.

Uma das ações foi diminuir a panfletagem dentro do Parque e a meta para o próximo ano é que nenhum panfleto seja oferecido. A coordenadora das ações, Mônica Alcântara, explica que além de o papel não ser eficiente, os panfletos agridem muito o meio ambiente e são difíceis de serem recolhidos.

No lugar de madeirites, foram usadas placas formadas com embalagens Tetra-Park pós-consumo para a estrutura física do Parque. Já os carpetes foram substituídos por um material produzido a partir de garrafas PET. Os sacos de lixo usados são de plástico verde, feitos a partir de etanol de cana-de-açúcar.

A organização do evento também fez uma parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) para monitorar o consumo de energia e de água nos stands do Festival. Os geradores usados também são sustentáveis, todos eles funcionaram com biodiesel do tipo bio 30, ou seja, com 30% de material renovável adicionado ao diesel.

As medidas implantadas foram divulgadas em todo o Parque de Exposições para o público através de mensagens de cuidado, preservação e conscientização. 

Com informações do Correio 24 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário