Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Dia de Campo: tecnologias da Embrapa para sustentabilidade da soja

Sistemas de produção, manejo do solo, benefícios da Integração Lavoura-Pecuária, novidades no consórcio milho com braquiária, Cultivares de soja e Programa Soja Livre. Esses são temas que contribuem para a sustentabilidade da soja e farão parte do Dia de Campo que será realizado na terça-feira, 7 de fevereiro, das 8 horas às 11h30, pela Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS), Unidade de Pesquisa da Embrapa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “Todos os eventos de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agropecuária Oeste são resultados dos esforços do Centro para disponibilizar à sociedade as conclusões de pesquisa geradas pela Embrapa e colaboradores”, diz o chefe geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Fernando Mendes Lamas. 

Com o objetivo de oferecer alternativas de cultivares de soja aos agricultores brasileiros, a Embrapa realiza experimentos nos mais variados ambientes através de programas de melhoramento genético de soja. O trabalho, liderado pela Embrapa Soja (Londrina/PR), é realizado em rede, e a Embrapa Agropecuária Oeste e outras Unidades de Pesquisa estão envolvidas, contando com o apoio da iniciativa privada. 

No Dia de Campo da Embrapa Agropecuária Oeste, esses resultados poderão ser vistos pelos produtores rurais e técnicos, que vão solucionar questões e trocar conhecimentos sobre diversas cultivares de soja da Embrapa, que conta com a parceria da Fundação Meridional e da Associação Brasileira de Produtores de Grãos Não Geneticamente Modificados (Abrange). “O Dia de Campo é mais uma oportunidade para o técnico e o produtor rural decidirem qual cultivar de soja é a mais adequada a sua realidade”, analisa o chefe geral da Unidade.

Em um primeiro momento, haverá palestra do coordenador Brasil do Programa Soja Livre e diretor técnico da Abrange, Ivan Paghi, no auditório da Embrapa Agropecuária Oeste. Na Vitrine Tecnológica da Unidade, o público será acompanhado por pesquisadores e por analistas de Transferência de Tecnologia da Unidade, onde serão mostrados o Projeto de Integração Lavoura-Pecuária, que e se destacam as vantagens do sistema no cultivo da soja, mesmo em período de estiagem como desta safra, além da demonstração de diversas cultivares de soja. 

“No grupo das convencionais, por exemplo, existem as de ciclo precoce e médio, destacando-se a BRS 284, que possui hábito de crescimento indeterminado. Existem também as cultivares de soja de maior conhecimento do agricultor, entre elas a BRS 239 e a BRS 282. Uma das características da BRS 239 é sua resistência a nematoides-de-galha”, comenta o analista de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agropecuária Oeste, Euclides Maranho. 

Também haverá as cultivares transgênicas que possuem boa adaptação aos solos da região sul de Mato Grosso do Sul, com boa estabilidade na produção e rusticidade frente às adversidades que se apresentaram na safra. Destacam-se as BRS 316RR pela sua resistência aos nematoides-de-galha e a BRS 295RR com grande potencial produtivo. 

Consórcio milho-braquiária

Também haverá palestra sobre o Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a cultura de milho consorciado com braquiária no Estado de Mato Grosso do Sul. O analista na área de pesquisa da Embrapa Agropecuária Oeste, Gessí Ceccon, falará sobre as novidades da aprovação desse Zoneamento por meio da Portaria nº 24, de 26 de janeiro de 2012, da Secretaria de Política Agrícola do Mapa. A partir dessa Portaria, está permitido para MS o consórcio de milho com braquiárias em geral.

A Portaria dá autonomia para que o consultor ou técnico escolha qual braquiária será utilizada no consórcio com o milho durante a safrinha. É uma decisão importante e o técnico tem a responsabilidade ao ajudar o agricultor na escolha da braquiária mais adequada. Por isso, a Embrapa está convidando os produtores e técnicos a assistirem essa palestra, em que serão mostradas as interferências dessas decisões.

Inscrições – As inscrições para o Dia de Campo, que já inclui as palestras e o café da manhã, serão realizadas às 8 horas. A participação no evento é gratuita, mas é importante que os interessados confirmem presença até 6 de fevereiro, segunda-feira, pelo telefone (67) 3416-6866 ou pelo e-mail sac@cpao.embrapa.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário