Redirecionamento

javascript:void(0)

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

UEA mapea áreas de risco de Manaus

Um estudo sobre as áreas de risco de Manaus, onde irá mapear as áreas em que são possíveis de sofrer com inundações de igarapés e desmoronamentos de encostas, esta sendo realizado por alunos da Universidade Estadual do Amazonas (UEA).

A intenção é que as alagações sejam evitadasO mapeamento começou a ser usado em janeiro deste ano e auxiliará nas atividades da Defesa Civil, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiro. Ao todo, R$ 35, mil foram destinados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para a realização do estudo.

O projeto vai contar com estações meteorológicas e hidrológicas para medir o nível das águas dos igarapés Passarinho, na Zona Norte, e Mindú, que corta a cidade no sentido nordeste-sudeste, e são considerados um dos cursos d’água de maior volume e extensão da capital.

Mais de 20 pontos de coleta de dados foram espalhados pelas seis zonas da cidade. Cada ponto possui um pluviômetro, além de duas estações meteorológicas e hidrológicas, uma para cada bacia dos igarapés estudados.

O estudo tem duração de dois anos, e depois de concluída a pesquisa, o programa e o mapa ficarão a cargo da Defesa Civil. Já os equipamentos e dados serão utilizados por alunos e professores da UEA em aulas e pesquisas sobre o regime de chuvas em Manaus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário