Redirecionamento

javascript:void(0)

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

UEA deve lançar edital com R$ 170 mil para publicação de pesquisas

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) deve lançar, neste mês de janeiro, edital com R$ 170 mil em recursos financeiros para publicação de trabalhos científicos oriundos de dissertações de mestrado, teses de doutorado, estágios pós-doutorais e coletâneas de textos, segundo informou, nesta segunda-feira, 9 de janeiro, o diretor da Editora Universitária da UEA, Otávio Rios, setor da universidade responsável pelas publicações.

O edital vai contemplar, ainda, a publicação de revistas acadêmicas que tenham atingido o terceiro número de sua publicação seriada. “O edital está em fase adiantada e representa uma renovação estratégica de materiais editados pela UEA. Não queremos apenas publicar livros, queremos inserir a editora no cenário nacional e, para isso, temos que pensar a comercialização dos títulos em catálogo”, explica Rios.

Os recursos para a publicação das pesquisas têm origem na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), afirma o diretor da Editora Universitária, cujo Conselho Editorial foi criado em dezembro de 2011.

A Editora Universitária está localizada na Reitoria da UEA, na Avenida Djalma Batista, 3.578, bairro Flores, em Manaus, e teve o Conselho Editorial estabelecido por nove membros, sendo todos pesquisadores renomados. Uma das funções do Conselho será produzir os documentos que serão submetidos à apreciação do Conselho Universitário da UEA (Consuniv), colegiado gestor da universidade, além de coordenar a publicação das pesquisas que obtiverem aprovação no edital que será lançado até o final deste mês.

A primeira reunião do Conselho Editorial deve acontecer, até o final de janeiro, onde serão discutidas questões como a criação das políticas editoriais de publicação da universidade, bem como o regimento interno do próprio conselho.

Lançamento

O último livro lançado pela Editora Universitária leva o título ‘Arquipélago Contínuo: literaturas plurais’ (256 páginas), que reúne 17 artigos de diversificados autores brasileiros e estrangeiros. A partir de um convite da Cátedra Amazonense de Estudos Literários os pesquisadores aceitaram o desafio de registrar suas experiências e impressões sobre as literaturas de língua portuguesa produzidas, principalmente, no Brasil, Angola, Moçambique e Portugal.

O livro foi lançado em setembro de 2010, conta com a organização de Otávio Rios e possui os textos integrais das palestras e conferências proferidas no Simpósio Internacional Margens & Periferias, realizado na UEA, também setembro.
Dentre os autores de origem estrangeira que colaboraram para a edição destacam-se, de Portugal, Inocência Mata, professora do curso de Literatura Portuguesa, na Universidade Nova, em Lisboa; e Isabel Pires de Lima, professora do mesmo curso na Universidade do Porto, na cidade de Porto. O livro leva, ainda, a visão de Teresa Bermudéz, da Universidade de Vigo, na Espanha.

Fonte: UEA

Nenhum comentário:

Postar um comentário