Redirecionamento

javascript:void(0)

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Sacolas plásticas estão matando camelos

Uma iniciativa lançada pelo sheik Abdullah Bin Zayed Al Nahyan, ministro do exterior dos Emirados Árabes Unidos, está mais uma vez chamando atenção para o problema da conservação dos ecossistemas do deserto.

O sheik Abdullah disse pelo Twitter que gostaria de participar de uma operacão de limpeza do deserto no dia 20 de janeiro.

As mortes de camelos nos desertos do país, após consumirem sacolas plásticas, têm realçado os níveis de poluição causada na região por humanos em anos recentes. As autoridades estão fazendo uma campanha de conscientização pública para impedir a sujeira causada por atividades relacionadas ao turismo.

É essencial que os operadores de turismo entendam que têm uma responsabilidade ambiental e que o comportamento delas e de seus consumidores devem contribuir para a preservação da herança natural da qual o setor vive, disse ao Gulf News a secretária geral da agência ambiental dos Emirados (EAD), Razan Khalifa Al Mubarak.

Cerca de 50% das mortes de camelos no país por ano são atribuídas a sacolas de plástico que ingerem, acreditando que são alimento, ela disse. Para ajudar a minimizar a quantidade de lixo no ambiente, a EAD lançou em fevereiro de 2011 uma campanha para despertar a conscência dos efeitos daninhos das sacolas e reduzir a quantidade de plástico usado em embalagens por fabricantes e o varejo.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Resíduos de Abu Dabhi, o plástico responde por 19% do lixo doméstico da cidade. As sacolas de plástico são muito leves, e portanto podem ser carregadas pelo vento a florestas, desertos e praias. Sacolas boiando também são uma ameaça à biodiversidade marinha. Além disso, elas entopem bueiros e esgotos, contaminam solos e lencóis de água e entram na corrente alimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário