Redirecionamento

javascript:void(0)

sábado, 7 de janeiro de 2012

Projeto pretende criar política nacional de desenvolvimento do ecoturismo

Um projeto em tramitação na Câmara dos Deputados pretende criar uma política de desenvolvimento do ecoturismo e do turismo sustentável. Aprovado pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados no dia 14 de dezembro, o Projeto de Lei 868/11 estabelece regras, instrumentos de gestão e recursos para garantir a preservação da biodiversidade em locais onde as atividades turísticas são exploradas, além de criar o Dia do Ecoturismo, a ser comemorado, anualmente, no dia 17 de dezembro, data do nascimento do ambientalista José Lutzemberger.

Para o relator na comissão, deputado Antônio Roberto (PV-MG), a política cumprirá um importante papel ao permitir que os recursos naturais abundantes, aliados a paisagens exuberantes e à diversidade cultural brasileira, possam ser conhecidos por um número cada vez maior de brasileiros e estrangeiros.

De acordo com o projeto, a política de ecoturismo e turismo sustentável vai permitir que essas atividades sejam implementadas sem prejuízos para a biodiversidade e respeitando os princípios da preservação. “A proposta contribuirá para estabelecer padrões de preservação e ações preventivas para que os recursos a serem explorados, tais como áreas tombadas, monumentos naturais, paisagens, entre outros locais de interesse ecológico, não sejam degradados”, defendeu Roberto.

Compatibilidade ambiental

Segundo o autor do projeto, o deputado Giovani Cherini (PDT-RS), a criação da política tem como principal objetivo compatibilizar as atividades de ecoturismo com o uso sustentável dos recursos naturais, evitando o esgotamento. O texto ainda estabelece como metas a redução de resíduos sólidos gerados, a manutenção da diversidade natural e cultural, além do respeito à capacidade de cada região de suportar, sem provocar degradação do ecossistema, a circulação de pessoas em áreas de trilhas.

A implementação da política prevê a atuação de diversos segmentos sociais na forma de parcerias, incluindo prestadores de serviços turísticos em geral e os que desenvolvem atividade de comércio, a população local e flutuante, os entes da federação e organizações não-governamentais nacionais e internacionais (ONGs).

Capacitação e estímulo

O texto prevê ainda ações de conscientização, capacitação e estímulo à população local para a atividade de ecoturismo e do turismo sustentável. “O turismo é a indústria de maior crescimento na atualidade, movimentando recursos vultosos. E o Brasil tem um potencial muito grande em razão dos infindáveis recursos naturais que possui”, afirma Cherini.

Segundo ele, para cada emprego direto na indústria do turismo, criam-se nove empregos indiretos, o que traduz o seu efeito gerador e multiplicador de empregos. “Por isso, mostra-se imprescindível a implementação de ações do poder público, de todos os entes da federação, para acelerar o acesso ao desenvolvimento no setor, sem comprometer a harmonia entre o crescimento econômico a preservação do meio ambiente”, argumenta.

Tramitação

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Turismo e Desporto; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Com informações da Agência Câmara de Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário