Redirecionamento

javascript:void(0)

sábado, 21 de janeiro de 2012

Pesquisa prevê fabricação do néctar do açaí no Acre

A Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), firmaram parceria para a realização de uma pesquisa que visa à fabricação do néctar do açaí. A previsão de início dos estudos é para fevereiro deste ano.

Reconhecido como um alimento funcional pelos especialistas, o açaí é nutritivo e sensorial, rico em fibras e antocianinas, pigmentos hidrossolúveis responsáveis pela cor avermelhada do fruto.

As antocianinas tornaram-se conhecidas por diversas propriedades farmacológicas e medicinais, incluindo anticarcinogênica, antiinflamatória e antimicrobiana. O consumo do fruto também auxilia na prevenção da oxidação de proteínas de baixa densidade, enfermidades cardiovasculares e doenças neurológicas.

O açaí possui muita gordura em sua composição, o que deixa o produto saudável, mas contra-indicado para o consumo em excesso em sua forma natural. Para isso, estudos previstos para começarem em fevereiro visam à fabricação do néctar do açaí. O produto mantém as propriedades farmacológicas e medicinais do fruto, no entanto com um baixo teor de gordura.

Alimentos funcionais

Os alimentos funcionais ou nutracêuticos são aqueles que colaboram para melhorar o metabolismo e prevenir problemas de saúde. Os cientistas já reconhecem as propriedades funcionais de muitos desses alimentos, porém os estudos ainda não são conclusivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário