Redirecionamento

javascript:void(0)

sábado, 21 de janeiro de 2012

Agricultura de Baixo Carbono

Ao contrario de outros países, a principal fonte de emissão de gases do efeito estufa do Brasil é o desmatamento. A segunda maior fonte é a agricultura e a pecuária. Sabendo que o desmatamento acontece para aumentar a área usada para agricultura e pecuária, vemos que a atividade rural é a principal fonte de emissões de gases do efeito estufa no Brasil.

Nada mais inteligente, então, do que iniciar um programa junto aos nossos agricultores e pecuaristas para transformar o sistema agrícola brasileiro. Precisamos entender que há mais carbono estocado no solo do que acima dele, e que a monocultura mecanizada, altamente dependente de fertilizantes e agrotóxicos, não só libera este carbono para a atmosfera, como também causa mais erosão do solo e contamina nossos rios e até nossos alimentos com perigosos venenos.

Existem soluções, e o Banco do Brasil disponibilizou R$ 850 milhões para financiar o programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), do Ministério da Agricultura, na safra de 2011/2012. Até agora, porém, apenas R$ 162 milhões foram aplicados. Claramente, os benefícios o programa ABC precisam ser melhor divulgados e nossos agricultores engajados para diminuírem suas emissões. Falta também mais pesquisa básica no sentido de medir diretamente as emissões de gases do efeito estufa das atividades rurais, principalmente quanto carbono os solos brasileiros estão perdendo ao ano, para termos uma melhor compreensão das emissões totais do Brasil.

Mais informações sobre o Programa ABC: http://www.agricultura.gov.br/abc/

Nenhum comentário:

Postar um comentário