Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Nasa encontra menor sistema planetário do universo

Cientistas do observatório espacial Kepler, sonda voltada para a pesquisa de exoplanetas da Nasa, encontraram o menor sistema planetário do universo.

O sistema tem apenas três pequenos planetas, os quais giram ao redor de uma única estrela, a KOI-961. Ele está a 130 anos-luz da Terra, cerca de 1,2 quatrilhão de quilômetros de distância.

Os três exoplanetas são rochosos como a Terra e orbitam muito próximos da estrela. Tal fato os torna extremamente quentes para estarem em uma zona habitável. Segundo os cientistas, não existe possibilidade de existir vida neles.

Dos três, o menor planeta tem o tamanho aproximado de Marte. Já a estrela KOI-961 é seis vezes menor que o Sol e cerca de 70% maior que o Júpiter.

Cada giro dos pequenos planetas ao redor da estrela KOI-961 demora dois dias. Por essa característica, o sistema é parecido com Júpiter, diz John Johnson, cientista do observatório espacial Kepler.

A KOI-961 é uma estrela vermelha, uma espécie de astro muito comum na Via Láctea. De acordo com os cientistas, a descoberta desse sistema planetário, com três pequenos planetas rochosos em torno de uma estrela vermelha sugere que a galáxia pode ser repleta de outros planetas rochosos parecidos.

Até janeiro de 2012, mais de 700 exoplanetas foram confirmados e poucos deles são rochosos. Os cientistas acreditam que existem muitos outros planetas rochosos para serem desvendados.

A descoberta dá sequência a vários marcos recentes da missão Kepler. Em dezembro de 2011, cientistas anunciaram o primeiro planeta da missão em zona habitável de uma estrela semelhante ao Sol. No final do mês, a equipe também anunciou a descoberta do primeiro planeta do tamanho da Terra em orbita ao redor de uma estrela também parecida com o Sol fora do nosso sistema solar.

Via Info

Nenhum comentário:

Postar um comentário