Redirecionamento

javascript:void(0)

sábado, 28 de janeiro de 2012

Mais de 145 mil caranguejos liberados para a venda

Um total de 96 declarações de estoque (seis a mais que no primeiro período) foram feitas junto ao Ibama permitindo a venda do caranguejo no segundo período do defeso da espécie de 2012, que começou na última terça-feira, dia 24, e terminará no próximo domingo, 29. O total de caranguejos que poderão ser comercializados até o final da andada (proibição de venda) atingiu 145.805 unidades, quase 30 mil caranguejos a mais do que no defeso anterior, segundo dados do Ibama.

A Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema) também teve destacada atuação fazendo apreensão de 500 caranguejos em Salinas; 30 em São João de Pirabas e 200 em Vizeu e Bragança, que estavam prontos para a venda. Os crustáceos, que seriam comercializados de forma irregular, foram apreendidos e os responsáveis autuados.

O período de proibição da captura e venda para proteção da espécie terminará domingo, 29, e depois ainda haverá mais quatro defesos, dois em fevereiro e dois em março, o que segundo o secretário de Pesca e Aquicultura do Pará, Henrique Sawaki, "garante a preservação da espécie", aduzindo que está sendo feita uma campanha junto aos catadores, considerados o principal elo desta cadeia de preservação do caranguejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário