Redirecionamento

javascript:void(0)

sábado, 28 de janeiro de 2012

Banco Mundial vai fechar parceria com o Programa Municípios Verdes

O braço financeiro do Banco Mundial, a IFC - International Finance Corporation (ou Corporação Financeira Internacional), será mais uma das parceiras do Programa Estadual Municípios Verdes. O interesse da corporação em investir no programa foi tema de uma reunião, realizada na manhã desta quinta-feira, 26, entre os diretores da entidade, secretários de Estado e o governador Simão Jatene, no gabinete do Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Na ocasião, ficou acordado também a assinatura de um memorando de entendimento entre a IFC e o Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará (Ideflor), com o objetivo de auxiliar o órgão paraense a identificar novas áreas de concessão florestal.

Antônio Silva/Ag. ParáO diretor da IFC para a América Latina, Paolo Matelli, explicou ao governador que o que atraiu o setor privado do Banco Mundial ao programa, foi o trabalho de sucesso desenvolvido pelo governo do Pará. “Ficamos muito felizes em saber que o governo paraense conseguiu implantar uma política de geração de renda com a preservação do meio ambiente. Isto tem a ver com a nossa estratégia, com o nosso foco, que é promover o investimento sustentável do setor privado dos países em desenvolvimento, ajudando a reduzir a pobreza e a melhorar a qualidade de vida das pessoas”, ressaltou.

Para o governador Simão Jatene, a parceria com o IFC é de suma importância para a expansão de mecanismos de premiação e incentivo às boas práticas adotadas pelos municípios que aderirem ao programa, já que, segundo ele, esse é um dos maiores desafios que a iniciativa enfrenta. “A repressão deve existir, mas não pode ser a estratégia do programa. A estratégia é a premiação. Hoje, no Pará, nós temos uma visão clara de onde estamos partindo e aonde queremos chegar. O programa Municípios Verdes não pode ser um projeto de Governo e, sim, da sociedade. É preciso que ela assuma o protagonismo e vocês podem ser nossos parceiros privilegiados para que isso aconteça”, disse.

Redução – Durante a reunião, o secretário extraordinário para o programa Municípios Verdes, Justiniano Neto, expôs aos representantes da IFC os números que demonstram a redução do desmatamento no Pará nos últimos 12 meses após a adesão de mais 90 municípios ao programa. “Nos últimos 12 meses, o Pará reduziu em 30% o desmatamento, enquanto no mesmo período, essa prática predatória dobrou em estados como Mato Grosso e Rondônia”, enfatizou.

O secretário especial de Estado de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção, Sidney Rosa, completou: “O governo conseguiu chegar a um modelo de desenvolvimento sustentável que tem duas premissas: buscar dos atores municipais o desmatamento zero e, ao mesmo tempo, com apoio do Estado, intensificar a produção nas áreas que já estão abertas”, concluiu.

Amanhã, os diretores da IFC assistirão a uma apresentação detalhada do Programa Municípios Verdes e em seguida, assinam o memorando de entendimento com o Ideflor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário