Redirecionamento

javascript:void(0)

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Chimpanzé reconhece conhecimento de outro chimpanzé, diz estudo

Uma pesquisa publicada na edição da última sexta-feira (29) da revista científica “Current Biology” mostra que um chimpanzé é capaz de entender o conhecimento e a percepção que outro chimpanzé tem do ambiente. Esse comportamento só era conhecido entre humanos até então.

Chimpanzés sobem em árvores para fugir das cobras (Foto: Roman Wittig/MPI f. Evolutionary Anthropology)O estudo foi feito com base em alarmes emitidos pelos chimpanzés para alertar quanto à presença de cobras venenosas. Os alarmes de predadores são comuns entre os animais, mas o trabalho dos pesquisadores da Universidade de St. Andrews, na Grã-Bretanha, e do Instituto Max Planck de Antropologia Evolucionária, em Leipzig, na Alemanha, descobriram uma nova característica.

Os chimpanzés emitem esse alarme com mais frequência se seus companheiros não tiverem notado a presença da cobra. Se todos os chimpanzés do grupo percebem o predador, então a tendência é de que eles não chamem a atenção uns dos outros. Isso sugere que esses animais são capazes de reconhecer o conhecimento e a ignorância dentro da própria espécie.

“Os chimpanzés realmente parecem levar o conhecimento um do outro em conta e produzir um chamado de advertência para informar os demais de um perigo que eles desconhecem”, afirmou Roman Wittig, pesquisador do Max Planck, em material divulgado pelo instituto.

A pesquisa sugere ainda que os chimpanzés já possuíam essa capacidade 6 milhões de anos atrás, quando nossos ancestrais se dividiram deles na árvore evolutiva.

Via G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário