Redirecionamento

javascript:void(0)

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Arquitetos revitalizam bairro de Nova York com casa passiva de baixo custo

Desenhada pela norte-americana Della Valle Bernheimer em colaboração com o escritório de arquitetura Architecture Research Office, a casa denominada R-House é um protótipo projetado especificamente para ser passivo, econômico e prático.


  

 
  | Imagem: BernheimerArchitecture

O projeto ganhou a competição 'From the Ground Up' da Universidade de Syracuse, Nova York - uma iniciativa para revitalizar a habitação nas redondezas do bairro Westside, que agora está em ruínas.

A R-House atende completamente aos padrões de energia passiva. O projeto serve como um modelo viável e sustentável para habitações residenciais. É bem isolada, com um exterior hermético, recirculação de ar eficiente, tanto para aquecimento, quanto ventilação e janelas que são projetadas para aumentar o ganho solar. A escala e a forma da casa envolve a diversidade do parque habitacional existente. Materiais rústicos, como o concreto dão um olhar acolhedor.

A R-House apresenta um paradigma, acessível e inovador incorporado à arquitetura que se destina a alimentar o espírito e envolver a comunidade, se preocupando também com os custos e com a sustentabilidade.

Os espaços interiores são grandes e a energia necessária para mantê-la em funcionamento é equivalente à consumida por um secador de cabelo. O interior é arejado e luminoso, com janelas voltadas para o sul que permitem a entrada da luz natural nos dois andares da casa. O projeto de um pouco mais de 335 m2 foi projetado para ser uma residência de dois quartos, mas que pode ser facilmente transformado em uma casa de três ou quatro quartos, somente através do alargamento do segundo andar sobre o espaço de convivência.

Este protótipo pode ser remodelado para casas sob medida, dependendo das necessidades das famílias. A acessibilidade e a sustentabilidade, trabalhando em conjunto com tais padrões elevados de eficiência energética e isolamento, fazem deste um acréscimo de valor definitivo para o bairro.

A casa demonstra como ideias inovadoras podem ser traduzidas para a realidade para fazer uma casa passiva e acessível que funciona bem no clima frio. A construção estabelece um novo padrão para casas que funcionam na faixa de consumo de energia zero.

A durabilidade e adaptabilidade do projeto, bem como a alta eficiência energética são feitas a preços acessíveis, devido à simplicidade de forma e modéstia dos materiais. Isso faz do projeto uma ferramenta vital para o fortalecimento da estrutura física e social do bairro de Westside, e para a construção de uma comunidade resistente.

O projeto também ganhou o prêmio 2011 National AIA Award for Housing, prêmio de Design Sustentável da Society of Architects de Boston, prêmio de Mérito de 2010 do Chapter of the AIA, prêmio de melhor Design verde para Arquitetura do The Chicago Athenaeum em 2011, e o prêmio R + D Award da Revista Arquitetura em 2009. 

Com informações da BernheimerArchitecture.

Nenhum comentário:

Postar um comentário