Redirecionamento

javascript:void(0)

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Angola projeta usina eólica capaz de produzir 100 megawatts

O Ministério da Energia e Água da Angola anunciou a construção de um parque eólico equipado com 50 aerogeradores e capaz de produzir cem megawatts de energia. Conforme divulgado na última semana, a usina será sediada em Tombwa, na província de Namibe.

Sandra Cristóvão, diretora nacional para Energia Renovável da Angola, explicou que foi identificado grande potencial na região, com ventos de 5,2 m/s a quarenta metros de altura. Segundo ela, a documentação necessária para o início das obras já está pronta, mas mesmo assim outras regiões devem ser estudadas e mapeadas para possíveis investimentos futuros.

“Em relação à energia eólica, há duas etapas a seguir. A primeira é o mapeamento para massificar este sistema de energia em várias regiões e dar passos firmes para a construção deste parque que vai ligar a rede sul”, declarou ela à imprensa local.

Este é apenas um dos projetos que o país africano tem direcionado à produção energética limpa, que deve atingir principalmente as áreas rurais. Outros objetivos das autoridades é trabalhar com projetos de biomassa, com resíduos florestais e também a partir do bagaço da cana-de-açúcar. O sistema fotovoltaico é outro que está em estudo e o Ministério já possui até mesmo um centro onde são analisados os dados utilizados na efetivação de projetos.

Para que o potencial energético renovável seja aproveitado adequadamente, estuda-se também a criação de um centro de pesquisa e pequenos projetos, em que os cientistas direcionem esforços buscando melhorar a produção de energia na Angola. Além disso, a estrutura deve auxiliar a capacitação de profissionais para o setor.Com informações da Agência Angola Press.

Nenhum comentário:

Postar um comentário