Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Aquecimento silencia canto dos pássaros

Com a falta de neve em muitas regiões onde ela caia com abundância em alguns locais dos Estados Unidos, pesquisadores divulgaram um estudo mostrando que o fenômeno, nas regiões montanhosas do Arizona, está causando uma série de efeitos cascata – e um de seus resultados é a devastação de espécies de aves canoras.

Em anos crescentes, cientistas se dedicam cada vez a entender como o aquecimento da terra irá afetar populações de animais selvagens. Há muita atenção sobre o descasamento entre ciclos de vida de animais e plantas com a mudança do clima. Temperaturas mais altas, por exemplo, podem ocasionar o florescimento prematuro de certas plantas, e animais podem migrar como resposta mais por alteração da luz que por mudanças em temperaturas.

Mas um estudo conjunto da Geological Survey e da Universidade de Montana, publicado estes mês no Nature Climate Change, explora outro modo como o aquecimento pode afetar a vida selvagem. Cientistas usaram pesquisas de áreas montanhosas do Arizona para examinar como o declínio na queda de neve reduziu cinco espécies de populações de aves canoras.

Em teoria, temperaturas mais quentes e menos neve podem ser bom para os pássaros, mas não é isto que está acontecendo.

Os alces, por exemplo, com suas pernas longas e finas, são sensíveis à neve pesada e a evitam, descendo para menores altitudes. Mas com menos neve, eles permanecem em locais mais altos, se alimentando o ano todo de vegetação nestes lugares, e destruindo o habitat de certas aves canoras.

Para testar sua teoria, os cientistas não podiam criar mais neve, claro. Mas para imitar os efeitos da restrição ao movimento dos alces, eles limitaram a capacidade do animal de pastar em certas áreas, colocando cercas em seu espaço parte do tempo. Depois, compararam comunidades de pássaros e plantas em áreas similares nas proximidades, às quais os alces tinham acesso. Em seis anos do estudo, descobriram que os declínios em populações das aves foram revertidos nas áreas às quais os alces não tinham acesso.

“Os efeitos indiretos do clima sobre comunidades de plantas podem ser tão importantes quanto os descasamentos induzidos entre árvores migratórias e abundância de alimento, porque as plantas, inclusive as árvores, fornecem um habitat do qual os pássaros precisam para sobreviver,” disse ao New York Times Thomas Martin, biólogo do United States Geological Survey e líder do estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário