Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

UIPP inaugura novo modelo de segurança pública no Estado do Pará

Resgatar a credibilidade junto à sociedade paraense e atuar em parceria com a comunidade. Esse é o novo desafio de policiais civis e militares que a partir desta sexta-feira, 9, vão operar na Unidade Integrada Pró-Paz (UIPP), que será inaugurada pelo governador Simão Jatene na Avenida Celso Malcher com a passagem Ligação, bairro da Terra Firme. Permitindo a integração dos serviços prestados por várias esferas públicas em um único local, a UIPP, é resultado de um novo modelo de gestão de segurança pública adotado pelo atual governo com a finalidade de reduzir os índices de criminalidade no Estado.

Eunice Pinto/ Ag. Pará“Com a implantação da UIPP nós iremos atuar de forma integrada com outros órgãos para atender a comunidade, somando ao trabalho que já vinha sendo desenvolvido com a Polícia Civil. Agora também haverá participação da Defensoria Pública, do Corpo de Bombeiros e do programa Pró-Paz. Esta ‘integração’ será um marco, pois resultará num grande avanço qualitativo nos atendimentos da população, que outrora eram demandadas exclusivas das forças policiais. Estes agora, terão um tratamento diferenciado para cada tipo de situação e serão trabalhados na esfera da prevenção”, sintetiza o Major Sandro Queiroz, coordenador da Polícia Militar, na IUPP

O Major explica como se dará na prática essa nova forma de atuação. Ele exemplifica que um atendimento de ordem doméstica, envolvendo adolescente terá um encaminhamento específico na Unidade, no qual os menores serão direcionados para o setor especializado no atendimento a esse público. “No caso de agressão a mulheres, estas também terão um atendimento especial e assim por diante. Isso irá resultar numa atuação direcionada e, portanto, mais eficaz, além de resultar na satisfação da comunidade”, avalia.

Modelo – Este novo formato de atendimento atuará principalmente na prevenção. O novo modelo de gestão está focado especialmente na prevenção, através de uma aproximação maior com a comunidade e da implantação de políticas sociais, a exemplo do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas), desenvolvido pela Polícia Militar junto ao público jovem. Através do Proerd, instrutores da PM repassam orientações que auxiliam tanto os alunos como os pais a desenvolverem mecanismos de resistência às drogas e à violência.

Outro exemplo de prevenção direta com a comunidade é o Projeto Escola Vida, do Corpo de Bombeiros, que funciona como a segunda sala de aula meninos e meninas, com aulas nos contraturnos escolares, pela manhã e tarde, duas vezes por semana. São atividades socioeducativas teóricas e práticas realizadas semanalmente e que abrangem temas como drogas, educação religiosa, educação sexual, preservação do meio ambiente e outros relacionados à cultura, ciências políticas, Estatuto da Criança e Adolescente, acidentes domésticos, salvamento e informática. Os alunos também recebem noções de técnicas utilizadas pelos Bombeiros. Todas as aulas são ministradas por oficiais voluntários de diversas formações como pedagogos, assistentes sociais e professores de Educação Física.

O Corpo de Bombeiros contará com um efetivo de 10 homens na Unidade, que desenvolverão um trabalho preventivo por meio de palestras com a comunidade, abordando temas como prevenção de acidentes domésticos, primeiros socorros e noções de salvamento em situações de risco. A UIPP contará com um operacional da corporação, que terá o apoio de duas motos de resgate e outras duas de incêndio para primeiro combate em caso de necessidade. “Estimamos atender cerca de 50 pessoas na comunidade e 80 jovens nas escolas, ao mês“, informou o tenente Izaú, do Corpo de Bombeiros.

Monitoramento - Outra ferramenta importante na atuação dos policiais será o monitoramento em tempo real através de câmeras de operação remota, já instaladas no bairro e acompanhadas pelo Ciop (Centro Integrado de Operações). São oito câmeras espalhadas pelo bairro, que será coberto amplamente pela polícia. A região será dividida em oito sub setores, que contarão com uma equipe e coordenador específicos, além de uma viatura e duas motocicletas. O número de efetivo em cada zona dependerá dos aspectos geográficos, populacionais e socioeconômicos de cada área. No total, 180 policiais militares vão atuar no bairro.

Qualificação - A Polícia Militar também foi dotada de novos equipamentos e recebeu treinamento específico para o trato direto com a população. Os policiais que atuarão nessa frente participaram do Curso de Polícia Comunitária. “Estamos treinados para empregar o uso progressivo da força, que é a utilização da arma de fogo, apenas em situações extremas, caso haja necessidade de defesa da vida”, informa o Major Sandro.

“A idéia é atuar 80% na prevenção e 20% na repressão”, informa a delegada Tânia Nascimento, responsável pela guarnição da Polícia Civil na Unidade. Ela explica que antes o atendimento prestado à população do bairro pela corporação era feito até as 18h e agora funcionará initerruptamente, garantindo uma resposta mais ágil e eficiente. Somente para a UIPP foram destacados 60 policiais civis.

A delegada estima que com as medidas que serão adotadas os índices de violência na Terra Firme caiam em cerca de 80% no ano de 2012. “Este ano já conseguimos reduzir em quase 50% o número de ocorrências com o desenvolvimento desse trabalho preventivo. Antes tínhamos uma média de 40 casos registrados ao mês, e em 2011 vimos esse índice cair para uma média de 20 ocorrências/mês”, diz Tânia, que atua há anos no bairro. Para o morador e líder comunitário Edmar Souza, a implantação da UIPP “Cria uma nova possibilidade, lança um novo olhar para a questão da segurança e cria boas expectativas por parte dos moradores”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário