Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Sustentabilidade é conceito em alta entre novas empresas, aponta Fiepe

O conceito de sustentabilidade se popularizou e muitas empresas passaram a se preocupar com o meio ambiente, reaproveitando produtos, revendo processos produtivos e ajudando a diminuir a poluição. A sustentabilidade se caracteriza, principalmente, pela forma eficiente e responsável de utilizar os recursos naturais da melhor maneira possível, e produzindo menos resíduos, sem descartá-los de forma irresponsável no ambiente. “Ser uma empresa eficiente e eficaz é ser sustentável. A vantagem que ela adquire e a repercussão rebatem em toda a sociedade. Queremos que as empresas e as pessoas repliquem essa ideia”, destaca.Anísio Coelho, o coordenador do Conselho de Meio Ambiente da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), em entrevista ao Bom Dia Pernambuco, nesta terça-feira (20). 

Um exemplo desse novo modo de fazer negócios é a loja de roupas Contêiner, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, que, como o próprio nome sugere, foi erguida em quatro contêineres, em uma área 70 metros quadrados. Internamente, toda a decoração é feita com material reutilizado. O produto final também é diferenciado: os tecidos vendidos não podem ter corantes. “A intenção da nossa loja é ajudar o meio ambiente, torná-lo mais sustentável. Reciclamos de 70% a 80% do que produzimos”, conta João Carvalho, dono da empresa. 

Mesmo de olho na sustentabilidade, o empresário também tem que ficar atento ao desempenho da empresa e à gestão que está sendo realizada. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), mais de 70% das micro e pequenas empresas brasileiras fecham as portas nos primeiros cinco anos de vida. Antes de abrir qualquer negócio, é preciso fazer um planejamento, mas isso não significa só pensar no produto que vai ser vendido. Na opinião de Érica Paiva, consultora em gestão empresarial, o empresário precisa ter um plano de negócios bem elaborado. “No Brasil, as empresas não fazem planejamento de negócios. Se eu quiser pensar como será o fim de ano da minha empresa no ano que vem, eu já tenho que me organizar no início do ano, por exemplo. As empresas precisam adotar esse tipo de postura”, ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário