Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Como chegamos e para onde vamos com a Rio+20?

A Rio+20, conferência das Nações Unidas que acontecerá no Rio de Janeiro, em junho de 2012, tem o objetivo de debater economia verde e governança como caminhos para se alcançar o desenvolvimento sustentável. Vinte anos separam esse encontro da Cúpula da Terra, também conhecida como ECO-92 ou Rio-92, realizada na mesma cidade. 

O que aconteceu no mundo durante esse período? Como e por que se chegou à Rio-92? Para explicar essa história e situar os anfitriões brasileiros, foi lançado o site Radar Rio+20. Organizado de forma didática e detalhada pelo GVces e pelos Institutos Vitae Civilis e Socioambiental (ISA), o site dá o “bê-a-bá” do que é preciso saber antes do encontro acontecer e o que está em jogo. 

Para os jornalistas que irão cobrir o evento e querem estar por dentro de tudo, há um guia especial que pode ser baixado em PDF

Tanto no site quanto no guia, há uma linha do tempo que mostra como surgiu o tema do desenvolvimento sustentável. A cronologia começa em setembro de 1962, quando o livro Primavera Silenciosa foi lançado e denunciou os problemas que os agrotóxicos implicavam à saúde dos homens e dos animais, e passa por 1972, quando os Estados Unidos baniram o inseticida DDT devido ao livro. No mesmo ano, aconteceria a primeira conferência da ONU sobre Meio ambiente, em Estocolmo, marco zero de toda essa trajetória. 

Além de nos situar na história, o site explica cada um dos dois temas centrais da Rio+20 - governança e economia verde – e é atualizado com as notícias de cada passo dado rumo ao evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário