Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Relógio eficiente aproveita pilha até que esgote completamente

O Eco Clock é uma solução para pilhas que ficam abandonadas pela casa. Geralmente, quando uma pilha começa a enfraquecer os usuários já fazem a troca, descartando um grande lixo tóxico, mas este relógio faz uso dela até o fim.

Criado pelo designer taiwanês Bor-Ru Huang, o relógio possui 12 espaços na frente da peça, onde se colocam as pilhas usadas. Mesmo que cada uma tenha pouca energia, juntas elas são suficientes para fazer o aparelho funcionar. Estando já no fim, obviamente, a pilha não durará por muito tempo.


Mas, se ela acabar não tem problema, pois o próprio aparelho, através de um botão no centro, aciona uma luz vermelha e indica que é necessário substituí-la, pois já se esgotou completamente. Assim, o consumidor retira a pilha totalmente usada e a descarta em um local correto, algumas farmácias, por exemplo, recebem pilhas usadas.

Ainda é possível dar uma cara nova ao relógio usando diferentes cores no aparelho. A proposta ganhou o prêmio Liteon Award 2011, evento que premia talentos jovens do design, mas o produto ainda não está no mercado.

As pilhas têm em sua composição metais pesados e que, em contato com o solo, podem contaminar o lençol freático e a água que abastece as residências. Por falta de conhecimento e de consciência as pilhas ainda são jogadas em lixos comuns, sem que se considere os riscos ao ambiente e à saúde humana. Ao aproveitá-las ao máximo, o designer induz os consumidores a só descartar aquilo que realmente não tem mais utilidade e, ainda assim, de forma correta procurando os pontos de coleta deste tipo de lixo. Com informações da Yanko Design.

Redação CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário