Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Liza e Carrefour ampliam parceria para reciclagem de óleo de cozinha no RJ

Por meio da marca Liza, a Cargill e o Carrefour ampliam a parceria no Programa “Ação Renove o Meio Ambiente” para reciclagem de óleo de cozinha no Rio de Janeiro. Além da instalação dos coletores nas nove lojas da rede no estado, o Programa contará com ações socioambientais e educativas.

A expectativa da ação é sensibilizar e mobilizar os mais de dois milhões de clientes que passam mensalmente nos hipermercados Carrefour do Rio de Janeiro. O Carrefour já conta com displays coletores em suas 73 lojas no Estado de São Paulo. A parceria já resultou no recolhimento e transformação de aproximadamente 211 mil litros.

Com auxílio de um funil, o consumidor deve colocar o óleo usado, já resfriado, em embalagem PET que possa ser fechada com tampa. O recipiente deve ser deixado no coletor, sem a necessidade de despejo do produto. A empresa S.O.S Óleo Vegetal, especializada no processamento deste resíduo, será responsável pela coleta, processamento e destinação. As garrafas PET coletadas na ação, também serão transformadas em novos coletores.

A próxima etapa do Programa será ampliar a estação de recolhimento para condomínios, restaurantes, empresas, escolas, entre outros locais. “Nossa intenção é aumentar cada vez mais o alcance e as parcerias do Programa, de modo a facilitar o descarte e a participação dos consumidores” explica Andrés Eizayaga, Gerente Comercial da área de produtos de consumo da Cargill.

Reciclagem no pós-consumo

O consumo anual de óleos e azeites na cidade do Rio de Janeiro foi de aproximadamente 68 mil toneladas, segundo dados Nielsen referentes aos últimos 12 meses. A marca Liza realizou uma pesquisa em outubro desse ano com 7.500 consumidores no Rio de Janeiro para entender sobre a destinação do resíduo pós-consumo. Os resultados indicam que 74% declaram ter conhecimento sobre a importância da reciclagem, mas apenas 17% destinam corretamente. Para 44% dos consumidores, o esgoto era o principal destino.

Cada litro descartado de forma inadequada tem potencial para poluir mais de 25 mil litros de água. Além disso, pode causar entupimento da rede de esgoto ao agir como aglutinante de lixo indevidamente jogado no vaso sanitário, além de impermeabilizar o solo e gerar mau cheiro quando descartado inadequadamente.

“Muitos consumidores têm consciência da importância do descarte correto, mas não sabem como podem contribuir. O Programa “Ação Renove o Meio Ambiente” facilita a interlocução entre empresas, terceiro setor, poder público e consumidores em um objetivo comum a favor da qualidade de vida e da preservação do meio ambiente”, explica Márcio Barela, Consultor de Sustentabilidade para os produtos de consumo da Cargill.

O Programa “Ação Renove o Meio Ambiente” no Rio de Janeiro está alinhado com o trabalho realizado pelo Programa de Reaproveitamento de Óleos Vegetais do Estado do Rio de Janeiro (PROVE). Criado em 2008 pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA/RJ), o PROVE tem com o objetivo de estimular a coleta de óleo de cozinha usado e a sua reutilização na produção de sabão e de fontes alternativas de energia, como o biodiesel.

A relação completa dos pontos de está disponível no site www.liza.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário