Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Pequenas empresas são cobradas por sustentabilidade

Para especialistas ouvidos pela Folha, a percepção de que sustentabilidade só vale para grandes empresas está ficando obsoleta. E pequenos e médios empresários que não se prepararem para essa mudança no ambiente de negócios, alertam, podem ficar para trás.

Mais do que pessoas físicas, ainda sonolentas para o tema no Brasil, a fonte de pressão sobre o segmento das pequenas e médias vem de grandes fornecedores e varejistas, em busca de certificações e reconhecimentos de suas práticas de sustentabilidade, que inclui toda a cadeia de valor.

O caso da Zara é exemplar. Presente em quase 80 países, a marca de roupas espanhola se envolveu num escândalo de trabalho irregular por causa de um fornecedor, praticamente sem expressão, localizado em São Paulo.

O caso foi resolvido, mas a reputação global da marca foi irremediavelmente arranhada. "Hoje, as grandes empresas não vêem mais essas práticas como um item de competição, mas sim de sobrevivência do próprio negócio.

E isso está chegando às pequenas e médias, especialmente com a proximidade de um marco regulatório nesse sentido para as cadeias produtivas", ilustra a presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Marina Grossi.

A porta de entrada de tais práticas nas pequenas e médias costuma ser diretamente associada à redução de custos, como a redução do consumo e o reúso de água em instalações e processos industriais, ou a troca de lâmpadas por opções mais eficientes em termos de consumo energético.

Há ainda um esforço de entidades setoriais para que os empresários percebam que a promoção de ações internas e externas associadas à saúde e à melhoria da qualidade de vida também se revertem em maior produtividade.

"Todos ganham", resume a empresária Martha Christina Bosso, da fundição Alboss, que adota um programa inovador para ajudar funcionários em dificuldades a sair do vermelho e ter o nome limpo nos órgãos de proteção ao crédito.

Via: www.procelinfo.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário