Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Manter os pés sujos e com mau cheiro pode afastar picadas do mosquito da malária

Uma nova pesquisa está dando conselhos para as pessoas que forem viajar para países com surtos de malária. Quer ficar livre de picadas? Não lave os pés!

Um estudo recente está demonstrando que os mosquitos que transmitem a malária são atraídos por uma baixa quantidade de bactérias nos pés. Quem mantém uma boa higiene dos pés está mais propenso a ser picado pelos mosquitos se comparado com pessoas com os pés sujos.

A pesquisa mostrou que as pessoas com grande quantidade de bactérias nos pés e, por conseqüência, um odor desagradável, consegue afastar os mosquitos. O motivo da “repelência” ainda não está bem esclarecido.

Os pesquisadores acreditam que as diferentes espécies de bactérias produzam sinalizadores químicos. Uma vez liberada, funcionaria como um tipo de alerta para os mosquitos ficarem longe, não sendo atraídos ou não despertando “vontade” de picar.

A pesquisa foi publicada no jornal on-line da Biblioteca Pública de Ciência da Holanda, e busca encontrar uma maneira de transmitir esse conhecimento para que pesquisadores desenvolvam uma forma de repelir com eficácia os mosquitos responsáveis pela transmissão de malária.

Um dos autores do estudo, o Dr. Niels Verhulst da Wageningen University na Holanda, declarou: “Os compostos que inibem a produção microbiana do odor humano ou a manipulação da composição da microbiota da pele, podem reduzir a atratividade de uma pessoa aos mosquitos”.

Os cientistas colheram amostras de suor da sola dos pés de 48 pessoas, sendo a grande maioria homens, com idades entre 20 e 64 anos. Os participantes foram orientados a não consumirem álcool, alho, cebola, alimentos picantes e nem tomarem banho ou usarem cosméticos perfumados.

A pesquisa orientou aos participantes, usarem meias de nylon por no mínimo 24 horas antes da coleta de suor. O mosquito transmissor, Anopheles gambiae, é responsável por um grande número de transmissão da doença na África, local onde a malária é altamente endêmica, e é conhecimento por ‘preferir’ picar os pés.
 
Via Jornal Ciência 

Nenhum comentário:

Postar um comentário