Redirecionamento

javascript:void(0)

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Marujada atrai público de 120 mil pessoas em Bragança

O momento mais esperado da festividade da Marujada aconteceu durante todo o dia da segunda-feira, 26, em Bragança, nordeste paraense. Marujos, marujas e devotos de São Benedito surgem por toda a parte da cidade descalços, vestidos de branco e vermelho deram início à procissão às 16h e percorreu 2,5 km pelas ruas de Bragança, levando a imagem do glorioso São Benedito. 

Nesta edição da marujada, a estimativa de público, segundo a secretaria municipal de turismo de Bragança, é que 120 mil pessoas tenham acompanhado a festividade. Durante o trajeto, a imagem do "santo preto”, como é carinhosamente chamado pelos devotos, recebeu diversas homenagens e queima de fogos. Os fiéis louvavam o santo cantando "Que Santo é aquele que vai no andor? é São Benedito e Nosso Senhor. São Benedito sua manga cheira a cravos e rosas, flor de laranjeira". 

Na procissão era possível encontrar pessoas de todas as idades. A dona de casa Tereza Santos, 93 anos, acompanhou todo o trajeto e quando chega ao fim do percurso ainda participa da dança da marujada. Crianças, jovens e até bebês de colo também são vistos com frequência na caminhada. “Eu fiz uma promessa ao santo pela saúde da minha filha, antes mesmo dela nascer. Agora ela já está com cinco anos e eu a trouxe para podermos agradecer juntas”, disse a professora Bianca Silva. 

Quem animava os devotos e conduziu a procissão foi o Padre Nelson Magalhães, responsável pela organização religiosa da festa, vestido com chapéu de marujo e com os pés descalços. “Sou muito feliz por fazer parte deste evento maravilhoso. Faço questão de me vestir como um marujo e louvar junto com os fiéis ao nosso São Benedito” ressalta. 

Depois de pouco mais de duas horas de caminhada, a imagem retornou ao largo de São Benedito, onde uma missa campal foi celebrada. Antes da benção final, o padre Nelson fez uma avaliação da festa pedindo a opinião dos moradores. “Vamos precisar aumentar o antigo barracão da marujada e o trajeto da procissão será mantido”, disse o padre, após o aval dos fiéis. 

Assim que a missa terminou, os fieis assistiram a um lindo espetáculo de queima de fogos e seguiram para o teatro museu da Marujada, onde os marujos e marujas voltaram a dançar. O encerramento da festividade se deu à meia-noite, com um momento marcante onde os participantes da marujada dão as mãos e simbolizam um abraço no entorno da Igreja do Glorioso São Benedito. “A festa deste ano superou nossas expectativas. Tivemos um público muito maior do que o ano passado e percebemos que o número de jovens e crianças que participam da festa tem aumentado consideravelmente. Isto mostra que a tradição bragantina da Marujada não irá morrer jamais”, concluiu João Batista Pinheiro, o “Careca”, presidente da Irmandade de São Benedito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário