Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Jatene destaca melhorias no sistema de abastecimento de água no Pará

O governador Simão Jatene destacou na edição desta quinta-feira, 22, em seu programa diário de rádio "Prestando Contas”, a assinatura do convênio firmado ontem (21), em Brasília, entre o Governo do Estado e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que viabilizará a implantação de um projeto de abastecimento de água na área urbana de 14 municípios paraenses a partir do próximo ano.

Antônio Silva/Ag. Pará“Desde que assumimos o governo temos tido a preocupação de construir parcerias com a Caixa Econômica, Governo Federal, Funasa, Ministério das Cidades, enfim, com quaisquer órgãos que tenham a disposição a e a possibilidade de serem nossos parceiros para enfrentar a questão da qualidade da água. Ontem fomos até Brasília em busca de novas parcerias e o resultado foi mais do que positivo”, enfatizou o chefe do Executivo Estadual.

Os 14 municípios que serão beneficiados se somam a outros 60 que estão recebendo investimentos do Governo do Estado atualmente para a melhoria no sistema de abastecimento de água. “Com isso nós vamos atingir 74 municípios, onde estaremos trabalhando para melhorar a qualidade do abastecimento. Já estamos operando na qualidade da água em mais da metade dos municípios paraenses”, disse.

O governador fez questão de deixar claro que os projetos de melhoria executados nos 74 municípios são distintos. “Por exemplo, nos 14 municípios que receberão investimentos por meio do convênio assinado com a Funasa, iremos garantir o abastecimento de água em todas as áreas urbanas das cidades. Já nos outros 60 municípios, estamos expandindo o número de ligações, melhorando o serviço que já existe, enfim, o que não significa dizer que em todos eles manteremos essas características de atender todo o núcleo urbano. Não estou assumindo esse compromisso, até porque não temos realmente recurso para isso tudo, mas estamos melhorando, expandido ou implantando o abastecimento de água nessas localidades”.

Modernização – Sobre a situação do abastecimento em Belém, o governador ressaltou que a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) precisa passar por uma modernização para que possa oferecer um serviço de melhor qualidade à população. “A questão da água em Belém sempre foi um assunto sério. Entra governo, sai governo e a Cosanpa continua operando no vermelho. A receita das tarifas não cobre os gastos e o Estado sempre tem que destinar um dinheiro a mais para fechar a conta da Cosanpa”.

Segundo ele, um dos motivos para que a companhia opere no “vermelho” tem a ver com a defasagem da tarifa. “A tarifa também esta defasada, é preciso ter coragem de dizer isso. O problema é que a qualidade de serviço é tão ruim que vira um ciclo vicioso. Não se mexe na tarifa porque o serviço é ruim e o serviço é ruim porque não tem uma tarifa que remunere de forma adequada, que seja capaz de pagar um serviço de melhor qualidade”.

O governador finalizou o programa garantindo que o Governo do Estado está fazendo todos os esforços necessários para enfrentar este desafio. “Estamos discutindo constantemente com a direção da Cosanpa essa questão para que o processo de modernização aconteça o mais rápido possível, para que tenhamos, ao final de quatro anos do nosso governo, um número maior de paraenses com água de qualidade em suas casas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário