Redirecionamento

javascript:void(0)

sábado, 24 de dezembro de 2011

Ibama recupera 327 tartarugas que seriam vendidas para ceia de Natal em RR

Operação em Roraima terminou com a prisão de seis traficantes de animais silvestres no município de Caracaraí, na região do baixo Rio Branco. Com eles, os fiscais ambientais recuperaram 327 tartarugas que, segundo os integrantes da ação, teriam sido encomendado para o consumo em ceias de Natal. No mercado paralelo, as tartarugas maiores custam cerca de R$ 300 e as menores, cerca de R$ 100. 

Além das tartarugas recuperadas – a maioria fêmeas em período de reprodução -, os fiscais apreenderam 311 ovos do animal. Os animais seriam levados para serem vendidos em Boa Vista. Todas as tartarugas estavam amarradas e ensacadas. O período de reprodução das tartarugas ocorre entre dezembro e fevereiro. 

De acordo com o coordenador da operação, Azemar Marques, do Ibama, foram destruídos quatro “currais” onde as tartarugas eram estocadas, seis acampamentos e várias embarcações usadas pelos caçadores. 

A operação, que deve se prolongar até sexta-feira (30), contou com apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e da Polícia Militar Ambiental de Roraima. “Foram registrados 23 autos de infração. Entre os crimes cometidos estão tráfico de animais silvestres, maus tratos a animais e formação de quadrilha”, afirmou Lisboa. Todos foram levados para a Penitenciária Agrícola Monte Cristo. 

Os animais foram devolvidos para as águas do Rio Branco, em Caracaraí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário