A Coordenação de Educação Ambiental (CEAM) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) encerrou as atividades de 2011 promovendo a I Feira de Talentos no Reaproveitamento e Reciclagem de Matérias Primas Industrializadas.
O evento, que encerra na próxima segunda-feira, 19, concentrou as ações na área verde da Seduc, com a mostra das experiências protagonizadas pelos parceiros como o Corpo de Bombeiros, Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e Meta-reciclagem, fábrica de papel. Na manhã desta sexta-feira, 16, durante a abertura, os alunos da escolas “Francisco das Chagas – Etepa de Icoaraci, Rui Paranatinga Barata e Brigadeiro Fontenelle”, prestigiaram a iniciativa da Coordenação.
Entre os objetivos da Feira, está o estímulo às reflexões críticas dos participantes sobre sua condição de interferir nos processos de geração e destinação dos resíduos sólidos produzidos nos diversos espaços sociais.
A abordagem específica destacada pela Feira é a capacitação de professores e alunos no uso de métodos e técnicas para o reaproveitamento de embalagens e reciclagem de matérias primas, como o papel. Aliás, neste item destaca-se a coleta seletiva promovida pela CEAM, realizada a cada 15 dias nas dependências da instituição. Todo material arrecadado é destinado às cooperativas que mantêm parceria com a Seduc.
À tarde, visitaram o espaço destinado às experiências alunos das escolas “Antônio Gondin Lins" e "Isabel Amazonas”. O técnico da CEAM, Luiz Brito, informou que as escolas selecionadas para a visitação “in loco” da Feira já desenvolvem ações de sustentabilidade em seus espaços pedagógicos, mantendo ação conjunta com sete cooperativas de Belém.
A Feira é uma preparação para as Conferências Infanto-Juvenil de Meio Ambiente previstas para acontecer, a fase municipal, em junho, e a estadual em julho, culminando com a nacional em 2013.
A CEAM encerra as atividades da Feira na próxima segunda-feira, 19, no auditório da Seduc, com o Seminário “Políticas e Estratégias de Educação Ambiental para a Redução de Impactos na Produção de Resíduos Sólidos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário