Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Fazenda solar flutuante pode gerar energia no meio do oceano

O projeto nomeado Liquid Solar Array (LSA), criado pela empresa australiana Sunengy, consiste em colocar um concentrador de energia solar no meio do oceano. O sistema inteiro é feito de células de silício fotovoltaico à prova d’água e durável o suficiente para resistir a condições climáticas desfavoráveis, ​​que funciona como uma lente que concentra a luz nas células solares com uma eficiência ideal. 

O concentrador foca a radiação incidente sobre o fotodiodo colocado em um ponto, que de acordo com a física, será o foco fundamental. Toda a planta solar será na forma de uma enorme balsa que irá flutuar sobre a água. 

O projeto visa o desenvolvimento de uma fazenda solar em locais como oceanos, represas, lagos entre outros. Considerando as limitações tecnológicas do momento, a fazenda flutuante será desenvolvida em conjunto com usinas hidrelétricas, para complementar a sua produção energética. 

Uma vez que os corpos d’água, como oceanos, lagos e represas recebem luz solar direta, sem problemas causados pelo sombreamento, as células solares seriam mais ativas e capazes de produzir mais eletricidade. 

Durante as condições de tempo favoráveis, este concentrador converte toda a radiação incidente em força eletromotiva (EMF). Quando o tempo estiver muito ruim, ela simplesmente submerge e depois surge novamente na superfície da água, como uma boia, quando o tempo tornar-se favorável. Por isso, é um sistema altamente econômico, que requer manutenção técnica mínima. 

Décadas de experimentação tem sido feitas neste sentido. Esta é uma nova abordagem na geração de energia não convencional, que não só culmina na economia de combustível, mas ainda conserva a área cultivada de terra usada para configurar uma fazenda solar funcional. 

Para o mundo de hoje, que tem sede de maior quantidade de recursos energéticos, o novo conceito de usinas de energia solar flutuante pode ser uma fonte de contentamento. 

O projeto australiano está sendo implementado em todo o mundo, até mesmo na Índia. O custo de instalação inicial é de cerca de $ 1 milhão. Eles alegam que o sistema pode suportar todas as manifestações severas da natureza. 

Muitos testes estão sendo realizados em centros de pesquisa de todo o mundo para conhecer a capacidade e eficiência desta matriz energética. O sucesso do primeiro protótipo inspirou muitos outros países a desenvolver uma planta solar flutuante. Entre eles estão a Índia, França, Israel e Estados Unidos. A pesquisa está sendo feita na Índia pela Tata Power, em colaboração com Sunengy. 

O EDF Group, da França, e a Synergy Solaris, de Israel, se associaram para testar esta planta solar flutuante em Cadarache, França. Os engenheiros ainda estão verificando o impacto ambiental deste projeto, sobre como que a presença do LSA poderia afetar a penetração do oxigênio para manutenção do ecossistema aquático. Com informações do EcoFriend

Conheça o funcionamento do sistema LSA no vídeo abaixo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário