Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Celular é o novo agente de inclusão digital no Brasil

De acordo com a décima edição da pesquisa F/Radar, realizada semestralmente pela F/Nazca em parceria com o Datafolha, 29,5 milhões de brasileiros com mais de 12 anos costumam se conectar à internet em movimento, a maior parte deles (74%) pelo telefone celular. Desde a última medição, de abril deste ano, o crescimento foi de 7%.

Os números mostram que os dispositivos móveis empataram tecnicamente em segundo lugar com locais de acesso pago à rede, como lan houses, que até abril de 2010 figuravam em primeiro. Desde então, a principal forma de conexão é a doméstica, feita habitualmente por 43,5 milhões de brasileiros.

O crescimento da navegação móvel aconteceu principalmente nas classes A, B e C e entre pessoas de 12 a 34 anos, exatamente os estratos que diminuíram o acesso em lan houses. Entre eles, houve um aumento no número de pessoas que acessa a internet diariamente. 

O levantamento também identificou que 79% dos que se conectam via internet móvel o fazem através de planos pré-pagos de telefonia, e que 16% dos internautas móveis, ou seja, 5 milhões de pessoas, já fizeram compras usando o recurso.

“O potencial de toda e qualquer marca perambular dentro do bolso de milhões de brasileiros saltou rapidamente, entre outros fatores, graças ao recente barateamento da internet móvel pré-paga. Quem quiser se comunicar no mundo virtual vai ter de falar cada vez mais e melhor pelo celular”, projeta José Porto, diretor nacional de Planejamento da F/Nazca.

A agência realiza a pesquisa sobre internet desde 2007. No levantamento de agosto de 2011 foram, feitas 2,5 mil entrevistas em 152 municípios. 

A pesquisa completa pode ser visualizada aqui (pdf).

Nenhum comentário:

Postar um comentário