Redirecionamento

javascript:void(0)

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Decoração feita com garrafas PET vira moda no nordeste paraense

A decoração natalina feita à base de garrafas pet, que ganhou fama pelo trabalho feito no município de Benevides, começou a se espalhar pelas outras cidades do nordeste paraense. Em Castanhal, as praças da Matriz e do Cristo já estão todas decoradas. Na BR-316, a Faculdade de Castanhal (FCAT) utilizou 70 mil garrafas PET para fazer uma das mais criativas decorações.

Na área urbana da Belém-Brasília, em São Miguel do Guamá, mais de 800 metros da rodovia foram decorados também com enfeites e desenhos feitos a partir de armações em ferro, lâmpadas LEDs e da reciclagem das garrafas de plástico. O material foi obtido através de campanhas nas escolas, mas também nos lixões, proporcionando renda a várias famílias de catadores de lixo. Eles estão vendendo o milheiro das garrafas a R$ 120.

Na Faculdade de Castanhal virou atração, uma espécie de cartão postal de Natal, a decoração produzida pela artesã Helena Magalhães. Sob a coordenação da empresária Glaucilea Carvalho, ela inclui uma árvore de 15 metros de altura, que fica na frente da BR-316, mais de quatro mil metros de mangueira com lâmpadas LEDs e centenas de enfeites luminosos nos troncos das árvores, corredores e pátios da instituição de ensino superior, onde estudam mais de 1.800 pessoas. Também foram usadas peças em cerâmica, patchouli para a confecção dos presépios, assim como grandes bonecos de Papai Noel trazidos de São Paulo.

"Tem gente que vem aqui pedir para tirar foto ao lado da árvore. Uma moça também pediu para usar fotos feitas aqui, na decoração, para ilustrar seu convite de casamento", conta Glaucilea. Na obra toda foi empregada uma equipe formada por cerca de 20 pessoas e os trabalhos iniciaram desde a última semana de junho.

Na praça do Cristo a decoração deslumbra pelo tamanho da decoração, que se espalha pelos gramados recém colocados. Ana Lúcia Souza, chefe de cerimonial da Prefeitura de Castanhal e uma das responsáveis pela decoração, disse que a equipe é composta por funcionários das secretarias municipais, que trabalha depois do expediente, de forma voluntária, sem remuneração. Na centro da praça da Matriz foi instalada uma grande árvore. Outras dezenas de tamanhos menores, produzidas pelos alunos das escolas municipais, se espalham pelos gramados.

Já em São Miguel do Guamá foram utilizadas 60 mil garrafas PET, coletadas nos bares e restaurantes da cidade e em campanha feita nas escolas municipais, estaduais e particulares. Segundo o empresário Vandick Cavalcanti, este ano a decoração se estendeu a outros lugares da cidade, chegando à praça Sergio Manescky, recentemente inaugurada, a área do comercio e na avenida Magalhães Barata até a feira livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário