Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Como fazer uma árvore de natal reutilizando madeira velha

Ter um pinheiro para enfeitar sua sala no mês de natal é muito bacana, desde que além dos enfeites e o cuidado com a aparência, exista o cuidado com a planta.

Além do cuidado diário é muito importante que se faça o replantio da árvore depois das festas. Muitas vezes isso não acontece e apesar de ser mais bonito e “ecológico” do que ter uma árvore de natal de plástico, o ato de jogar fora uma planta viva, não tem nada de ambientalmente correto.


 | Imagem: Cacareco
Pensando nisso, vamos mostrar como “construir” uma árvore de natal com o reaproveitamento de materiais. A sugestão é simples, e para fazer sua “obra de arte” basta ter restos de madeira, pregos e martelo. Com eles você pode criar árvores pequenas, grandes ou do tamanho de enfeites.

Se as ripas de madeiras forem coloridas, sua árvore ficará com um aspecto rústico e muito interessante. Para construí-la, basta cortar as ripas em ordem crescente e pregar com auxílio do martelo. Lembrando-se de colocar primeiro, uma ripa central (com a altura desejada) – ela servirá como uma coluna. A seguir pregue as ripas cortadas, no sentido horizontal e em ordem crescente. O tamanho da árvore vai depender do local onde será instalada. 

Se as ripas forem um pouco mais grossas, outra opção de árvore é usar cola de madeira e colar os “blocos” um em cima do outro, também em ordem crescente. Com esta opção pode-se criar árvores menores que podem ser usadas como enfeites natalinos de móveis e estantes. Para este tipo de árvore não será necessário uma ripa central.

A decoração também varia de acordo com o gosto e o ambiente. Se as ripas forem coloridas, poucos adereços serão necessários. Basta colocar pequenos pregos, espaçadamente, e pendurar os enfeites. Caso sua madeira não tenha pintura, escolha a cor que quiser e pinte suas árvores, vale também criar a decoração, na própria pintura, neste caso os enfeites podem ser dispensados. Espere secar. Suas árvores estão prontas para enfeitar a casa.

Caso você opte por uma árvore natural e não souber o que fazer com o seu pinheiro, tente contatar o viveiro de onde o adquiriu e verifique a possibilidade de devolvê-lo para que possam fazer o replantio por você ou replante você mesmo. Escolha um local, que deverá ser o definitivo, e de preferência longe de muros, casas, prédios e postes da rede de energia elétrica. Em sua casa, procure plantá-lo em um vaso que possa ser quebrado na hora de transplantar assim facilita o trabalho e principalmente não agride a planta e sua raiz. Quando fizer o transplante, nos primeiros tempos é necessário regar uma vez por semana, caso não chova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário