Redirecionamento

javascript:void(0)

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Super asteróide “raspará” a Terra amanhã

As antenas do centro de vigilância do espaço profundo da Nasa situado em Goldstone, na Califórnia, estão vigiando a trajetória do asteroide, que, segundo os especialistas, está bem definida. O potente radar do observatório de Arecibo também se unirá à equipe de vigilância amanhã, dia 8, quando se estima que o asteroide chegue ao ponto mais próximo da Terra, ou seja, às 15h28 PST (10h28, horário de Brasília).

Maior objeto a se aproximar tão perto da Terra, o YU55 deverá passar a uma distância de 324 mil Km do nosso planeta, o que em termos astronômicos significa “passar raspando”. Para se ter uma idéia, a Lua dista da Terra 384 mil Km.

O super asteróide tem 400m de largura e pesa 55 milhões de toneladas. O YU55 orbita em torno do Sol de 14 em 14 meses, porém os especialistas acreditam que o objeto não colidirá contra a Terra até dentro de 100 anos (???). O asteróide poderá ser visto com pequenos telescópios dia 8 de novembro.

Os astrônomos indicam que a última vez que uma rocha espacial deste tamanho se aproximou tanto da Terra foi em 1976 e que a próxima aproximação conhecida de um asteroide com tais dimensões será no ano 2028.

Se colidisse com a Terra, o YU55 nos atingiria com uma força de 65 mil bombas atômicas. Pela sua dimensão e trajetória próxima à Terra, o 2005 (ano em que foi descoberto) YU55 entrou para a lista de asteroides “potencialmente perigosos” na definição do centro planetário de Cambridge, em Massachusetts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário