Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Seagro realiza I Simpósio sobre a Cultura da Cana-de-açúcar em Pedro Afonso

Com o objetivo de fomentar as discussões sobre o setor canavieiro no Estado, a Seagro - Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário realizará, entre os dias 08 e 09 de dezembro, o I Simpósio Tocantinense sobre a Cultura da Cana-de-açúcar. O evento que acontecerá na sede da Coapa - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins, em Pedro Afonso, terá como tema “Oportunidades e Desafios”. O intuito do Governo é dar suporte aos pequenos, médios e grandes produtores interessados em produzir cana-de-açúcar, por isso, durante o Simpósio serão apresentadas diversas palestras direcionadas ao setor.

A primeira palestra do evento será ministrada pelo subsecretário de Energias Limpas, Ailton Parente Araújo, que apresentará as políticas públicas para o setor canavieiro no Tocantins. Outro representante do Governo no Simpósio será o diretor de Sustentabilidade no Agronegócio da Seagro, Corombert Leão, que deve abordar o tema: Regionalização produtiva da cana-de-açúcar no Estado. Técnicos da Universidade Federal do Tocantins, da Bunge Brasil, da Faculdade Católica do Tocantins, da Universidade de São Paulo e da Coapa também farão palestras sobre os aspectos climáticos, dos solos e perspectivas econômicas da cana-de-açúcar no Tocantins, dentre outros temas.

De acordo com o coordenador de Etanol da Seagro, Marcus André Correia, o evento deve atrair produtores de diversas regiões do Estado, além de chamar atenção dos investidores para o potencial do setor canavieiro. “O setor alcooleiro, apesar de ser incipiente, já demonstra que tem muito potencial, por isso o Governo tem esse papel de fomentar o crescimento do setor, através de mobilizações como essa”, afirmou Marcus.

O I Simpósio sobre a Cultura da Cana-de-açúcar será um evento aberto, mas o publico alvo são os produtores rurais, empresários do setor, gerentes e técnicos de usinas de açúcar e álcool, pesquisadores e estudantes. Ainda segundo o coordenador de Etanol da Seagro, os participantes terão a oportunidade de se aprofundar sobre as inovações tecnológicas, sobre o cultivo da cana e sobre a rentabilidade econômica do setor. “Existe uma demanda crescente com relação à cana-de-açúcar e a experiência que temos no Tocantins, demonstra que os números de nossa produção são bons, estão nas médias nacionais”, avaliou Marcus.

Atualmente no Tocantins, apenas a usina da Bunge, instalada em Pedro Afonso, produz etanol, a partir da cana-de-açúcar. Inaugurada este ano, esta indústria tem uma previsão de utilizar 2,5 milhões de toneladas de cana nesse primeiro ano. De acordo com estudos realizadas pela Subsecretaria de Energias Limpas da Seagro, o Estado tem potencial para instalação de até 24 usinas de etanol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário