Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Presidente da Emater recebe prêmio "Engenheiro Agrônomo do Ano"

Na noite deste sábado, 26, no Palácio da Agricultura da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), em Belém, a presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), Cleide Amorim, será homenageada pela Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Pará (Aeapa) como “Engenheiro Agrônomo do Ano”. Primeira mulher a presidir a Emater, nos 46 anos de existência da instituição, Amorim será também a primeira mulher a receber a premiação, lançada há 43 anos. “É uma honra muito grande. Indiretamente, represento todas as colegas engenheiras agrônomas e também as trabalhadoras rurais – todas mulheres que historicamente vêm lutando por mais consideração, espaço, mercado de trabalho e oportunidades”, diz Amorim.

Cleide Amorim é funcionária concursada do governo do estado do Pará há 33 anos, tendo começado a carreira na Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Desde 1983, atuava na Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), onde se destacou como coordenadora de todas as edições da Semana da Fruticultura, Floricultura e Agroindústria (Frutal Amazônia/ Flor Pará), até então. Também teve passagens pela Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), pelas Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa) e pela Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

Formada pela Ufra, tem duas especializações: em agronegócio, pela Conselheira de Comércio Exterior Brasileiro, e em heveicultura (cultivo de seringueiras), pela Ufra. À frente da Emater desde o começo do ano, Amorim vem se projetando com uma gestão participativa, que visa ao fortalecimento de parcerias (sobretudo com os Ministérios federais, cujos editais de chamada pública têm sido quase todos vencidos por projetos da Emater) e à revitalização da infraestrutura da Empresa, com a inauguração de novos escritórios regionais e locais, reforma de prédios, compra de veículos e contratação de mais especialistas.

Premiação

Também serão congratulados, na categoria “mérito agronômico”, os engenheiros agrônomos da Emater Henrique Sawaki (que atualmente é o secretário de estado de Pesca e Aquicultura) e Jairo Eiras, supervisor do escritório regional em Capanema. Já em caráter in memoriam e na categoria “reconhecimento agronômico”, os ex-engenheiros agrônomos da Emater, Antônio Carlos Braga e Alquibaro Dagner, serão lembrados.

Além disso, o agricultor Neurivan Bezerra, atendido pela Emater de Conceição do Araguaia, será homenageado como “produtor do agronegócio familiar do ano”. Em julho passado, com o apoio da Emater, ele inaugurou a primeira unidade agroindustrial de agricultura familiar de derivados do leite do Pará. Estarão presentes na cerimônia de premiação autoridades políticas, como o secretário Especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção do Estado, Sidney Rosa, e o deputado estadual José Megale - além de extensionistas da Emater e agricultores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário