Redirecionamento

javascript:void(0)

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Movimento de Pescadores/as Artesanais (MPP) realiza "Grito da Pesca"

Hoje, 22 de novembro comemora-se o Dia Nacional de Luta da Pesca Artesanal, uma data símbolo da luta dos pescadores e pescadoras. Neste dia, os pescadores e pescadoras brasileiros/as reunidos/as celebram a memória de luta e conquistas, afirmando a importância da pesca artesanal para a economia, a segurança alimentar e sustentabilidade ambiental.

Nesse sentido, o colegiado estadual do Movimento de Pescadores (as) Artesanais – MPP realizará o “Grito da Pesca”, uma caminhada simbólica reunindo aproximadamente 500 pessoas, entre pescadores(as) artesanais da zona costeira cearense, militantes do Fórum Cearense da Zona Costeira do Ceará e demais entidades solidárias à luta da pesca artesanal. A concentração será no Mercado do Peixe, no bairro do Mucuripe (Av. Beira Mar s/n), a partir das 08h30 e seguirá até o Ministério da Pesca e Aquicultura (R. Frei Mansueto nº 151). Portanto, convidamos todos e todas a se fazerem presentes neste momento. Durante a caminhada, refletiremos sobre a atual conjuntura da pesca artesanal no Ceará, sobretudo questões relacionadas ao ordenamento pesqueiro e territórios.

Conheça o MPP

O Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais – MPP é um coletivo social que tem como objetivo mobilizar e articular os pescadores e pescadoras artesanais do Brasil, pela afirmação da pesca artesanal, na busca pela garantia de direitos sociais e organização da categoria.

O mesmo se organiza a partir da realização da 1ª Conferencia Nacional de Pesca Artesanal, realizada em setembro de 2009 em Brasília. O evento reuniu cerca de dois mil pescadores de todo o Brasil, onde a referida classe trabalhadora decide se articular em busca de melhores condições sociais e políticas para o universo da pesca. Desde então, representações de 12 estados brasileiros estão organizados em coordenações locais, que compõem um colegiado nacional responsável por animar coletivamente a luta política por seus interesses.

Coordenação do Movimento dos Pescadores (as) Artesanal

Nenhum comentário:

Postar um comentário