Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Instituições promovem microcrédito para batedores de açaí

O Banco do Brasil e a Secretaria de Agricultura do Estado do Pará (Sagri/PA) formalizaram o convênio de cooperação técnica para viabilizar o acesso de batedores de açaí do Pará ao Microcrédito Produtivo Orientado, o MPO do BB, com a criação de linha de crédito específica para esse segmento, como parte também, da estratégia do Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS).

A assinatura foi feita em evento nesta quarta-feira, 23, no auditório do Sebrae em Belém, promovido Banco do Brasil em parceria com Ministério do Desenvolvimento Social e com o Sebrae no Pará. Trata-se da Etapa Belém da Oficina do Programa Crescer e Microcrédito Produtivo Orientado. Belém foi a primeira cidade brasileira a receber o evento, que será realizado também no Rio de Janeiro e em Brasília.

As oficinas tem como objetivo difundir o Programa Crescer e outras ações do Plano Brasil Sem Miséria, do Governo Federal, estimulando parcerias locais em todas as regiões, além de divulgar os produtos e serviços disponibilizados pelo Banco do Brasil alinhados ao Programa.

A assinatura do convênio foi feita pelo Secretário de Estado de Agricultura do Pará, Hildegardo Nunes e pelo Superintendente Estadual do BB, Rubem Hansen e possibilita aos batedores artesanais de açaí a melhoria das técnicas de manipulação do produto e acesso ao equipamento necessário para evitar a contaminação.

O superintendente do BB disse que “a parceria para auxiliar os batedores foi um convite da Sagri e o BB aceitou o desafio. Assim como já foi feito um trabalho voltado para os açougueiros queremos fazer um trabalho de sucesso não só na concessão de crédito, mas na orientação para o uso deste crédito pelos batedores de açaí”.

A assinatura faz parte de um projeto de modernização do setor que inclui, ainda, a melhoria física dos pontos de venda para facilitar a higiene. Com o acesso dos batedores de açaí ao equipamento, que custa cerca de 3 mil reais, e ao crédito haverá uma grande contribuição para a organização da atividade. “A questão do crédito orientado, particularmente, daquelas pessoas que não tem a tradição, o histórico e a experiência de lidar com o crédito é fundamental para o sucesso e fico muito feliz quando vejo a concretização da nossa parceria” disse Hildegardo Nunes, Secretário de Agricultura do Pará.

ORIENTAÇÃO

Também foi assinado na ocasião um convênio de cooperação técnica entre Sebrae e o Banco do Brasil para promover o acesso dos empreendedores ao Microcrédito Produtivo Orientado da maneira mais adequada, com capacitações e orientações. O acordo foi assinado pelo diretor administrativo e financeiro do Sebrae no Pará, Elias Pedrosa e pelo Superintendente Estadual do BB, Rubem Hansen. "Convênios como este são fundamentais para mudar a situação de miséria do país. Sempre é uma satisfação muito grande para o Sebrae no Pará poder colaborar com o crescimento dos empreendedores", disse Pedrosa.

Após dois meses de operação, a linha de financiamento para Microcrédito Produtivo Orientado do Banco do Brasil registrou mais de 20 mil operações no país, com desembolso superior a 80 milhões de reais. São cerca de R$ 2 milhões e 800 mil reais liberados diariamente. A expectativa do Banco do Brasil é superar a meta de R$ 111 milhões em liberações até o final do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário