Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Desmatamento na Amazônia Legal cai 43% em setembro

O MMA - Ministério do Meio Ambiente divulgou nesta segunda-feira, 31/10, dados do Inpe - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais referentes ao desmatamento da Amazônia Legal em setembrodeste ano, que apontaram que a prática ilegal caiu 43,31% na região, em comparação ao mesmo período de 2010. 

De acordo com o Instituto, neste ano, 253,8 km² de floresta foram desmatados na Amazônia Legal em setembro, contra 447,7 km², em 2010. Apesar da redução significativa, a área suprimida na região ainda é expressiva e representa o equivalente a quase sete Parques Nacionais da Tijuca, no Rio de Janeiro. 

Um dos dados que mais se destacam no levantamento do Inpe é a volta do Mato Grosso ao posto deestado mais desmatador da Amazônia Legal. A região havia diminuído o ritmo de degradação do bioma em agosto deste ano, mas voltou a liderar o ranking de desmatamento neste mês. Foram 110,8 km² desmatados, o que representa cerca de 43,6% de toda a área florestal suprimida em setembro. Em seguida, aparece Rondônia, com 49,9 km², e Pará, com 46,9 km². 

Segundo o Inpe, o Deter - sistema de detecção de desmatamento, em tempo real, utilizado pelo Instituto - não conseguiu visualizar cerca de 5% da Amazônia Legal, por conta da cobertura de nuvens na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário