Redirecionamento

javascript:void(0)

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Capiberibe é diplomado senador pelo TRE do Amapá

João Capiberibe (PSB) foi diplomado na noite de segunda-feira (14) senador pelo Amapá. Em cerimônia na sede do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), Capiberibe recebeu o diploma de senador das mãos do corregedor do tribunal, desembargador Raimundo Vales.

Após a cerimônia, Capiberibe foi até a sede do PSB para comemorar. Centenas de filiados compareceram.

A diplomação de Capiberibe ocorre mais de um ano após a sua eleição para o Senado. No Estado, ele, que é adversário do grupo do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), foi o segundo candidato mais votado.

Logo após as eleições, ele foi impedido de assumir a vaga por ter sido enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Em 2005, quando era senador, Capiberibe (PSB) e sua mulher, Janete (PSB), que era deputada federal, perderam os mandatos após serem acusados de compra de votos. Eles sempre negaram as acusações.

Quando o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu este ano que a Ficha Limpa não valeria para as últimas eleições, Capiberibe e sua mulher --eleita deputada federal-- procuraram o Judiciário para assumir os mandatos.

Janete, que foi a candidata à deputada federal mais votada do Amapá, assumiu o mandato em julho deste ano. Já João Capiberibe teve a diplomação negada pelo TRE do Estado em outubro, e só conseguiu ser diplomado ontem por causa de uma decisão do STF do dia 3 de novembro.

Com a diplomação de Capiberibe, foram cancelados os diplomas de Gilvam Borges (PMDB) e de seu irmão Geovani Borges (PMDB), 1° suplente que atualmente ocupa a vaga. Gilvam, o terceiro candidato mais votado no Amapá e adversário de Capiberibe, havia assumido a vaga após Capiberibe ter sido enquadrado na Lei da Ficha Limpa.

O Senado ainda não definiu quando Capiberibe tomará posse na Casa. Pelo regimento interno, a posse deve acontecer até no máximo cinco sessões após a diplomação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário