Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Caixa alerta para prazo de cadastramento no novo Conectividade Social

Empresas têm até 31 de dezembro para se cadastrar no novo programa

A Caixa Econômica Federal informa que muitas empresas ainda não se habilitaram para acesso ao novo programa Conectividade Social. A partir de 31 de dezembro, não será permitido acesso ao portal eletrônico com os atuais certificados em disquete, considerando à obrigatoriedade legal da substituição pelos certificados emitidos no Padrão ICP-Brasil. Até o momento, mais de 10,1 milhões de trabalhadores já são beneficiados com o certificado digital dentro do padrão.

Por conta do cronograma, divulgado pela Circular CAIXA 547, com o escalonamento para as empresas, a procura aumentou junto às Autoridades Certificadoras (AC) para acesso ao sistema. Nas últimas 2 semanas, mais de 137 mil empresas passaram a fazer uso do novo Conectividade Social.

A diretora executiva de Fundos de Governo da CAIXA, Deusdina dos Reis Pereira, esclarece que cerca de 400 mil empresas já têm acesso ao novo portal, transitando informações de milhões de empregados, o que representa mais de 22% dos trabalhadores, que recebem depósitos mensais em contas vinculadas do FGTS.

Das empresas que se registraram no novo canal, em torno de 50% são da Região Sudeste, e 22% do Sul do país. Já o Nordeste conta com 14%; e Centro-Oeste e Norte com 8% e 6%, respectivamente.

Segundo o superintendente nacional da CAIXA para o FGTS, José Maria Oliveira Leão, “é importante que as empresas, que ainda não providenciaram a obtenção de seu novo certificado, procurem, o mais rápido possível, a Autoridade de Certificação de sua preferência. Isso pode evitar transtorno próximo ao fim do prazo”.

A CAIXA lembra que as empresas e contadores, que possuem certificados digitais emitidos já no padrão ICP-Brasil, não precisam obter uma nova certificação, gerada apenas para essa finalidade. Além disso, também não precisam esperar o fim do ano para usar os modelos digitais válidos, tipo A1 ou A3, expedidos por qualquer AC vinculada ao ICP-Brasil.

O que é o Conectividade Social:

Conectividade Social é o canal eletrônico de relacionamento, desenvolvido pela CAIXA e oferecido às empresas e escritórios de contabilidade, para transmitir, via internet, arquivos gerados pelo programa do Sistema de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (SEFIP); acessar e atualizar informações do FGTS dos trabalhadores; bem como realizar transações de transferência de benefícios à sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário