Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Desafios da globalidade

A Pró-reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) realizará um ciclo de três conferências sobre o tema “Os Desafios da Globalidade”. Na primeira delas, o tema “As assimetrias da sociedade internacional” será discutido em quatro palestras pelos professores Celso Lafer (Presidente da FAPESP e professor da Faculdade de Direito da USP), Adam Przeworski (New York University), Jacques Marcovitch (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEA – da USP) e Otaviano Canuto dos Santos Filho (Banco Mundial) e ex-professor da FEA.

Na primeira conferência do ciclo – dia 26 de setembro, às 19 horas, no salão nobre da Faculdade de Direito –, o objetivo é identificar elementos determinantes do quadro de assimetria econômica, política e social que caracteriza a sociedade internacional e avaliar de que modo esse quadro afeta as dinâmicas inerentes aos processos de globalização e é por eles afetado. Lafer fará uma exposição sobre o tema geral do ciclo.

As demais palestras da conferência serão feitas no auditório FEA-5, no campus da Cidade Universitária. A segunda palestra, dia 7 de outubro, às 17 horas, caberá a Przeworski, que falará sobre “A economia política da redistribuição”. Przeworski é um estudioso das sociedades democráticas e da relação entre democracia e desenvolvimento econômico.

No terceiro evento da conferência, dia 19 de outubro, às 17 horas, Marcovitch, reitor da USP de 1997 a 2001, fará uma exposição sobre “Assimetrias e Cooperação Internacional”. Marcovitch é especialista em empreendedorismo, mudanças climáticas e relações internacionais.

Santos Filho, vice-presidente e chefe da Rede de Redução de Pobreza e Gestão Econômica do Banco Mundial, abordará o tema “As Economias em Desenvolvimento como Locomotivas da Economia Global” na última palestra da primeira conferência do ciclo Desafios da Globalidade, dia 26 de outubro, às 17 horas.

Segundo os organizadores, a conferência é o primeiro de um ciclo de três eventos dedicados ao exame dos Desafios da Globalidade, concebido para promover o exame de temática de grande relevância e comum às áreas de ciência política, relações internacionais, direito e economia.

Nos dois próximos anos o ciclo terá continuidade com as conferências dedicadas ao exame dos regimes internacionais e dos múltiplos aspectos associados à noção de governança internacional.

Iniciativa conjunta da Pró-reitoria de Pesquisa, do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (DCP-FFLCH), da Faculdade de Direito, do Instituto de Relações Internacionais (IRI) e da FEA, o ciclo de conferências reforça a cooperação interdisciplinar na USP e amplia as possibilidades de interpretação da globalidade e de estudo das suas diversas implicações.

A ideia que inspira as conferências é trazer para a USP a discussão de grandes temas da atualidade, explica o professor Nicolau Reinhard, vice-diretor da FEAUSP e um dos organizadores do ciclo, junto com os professores Marta Arretche e André Singer (DCP-FFLCH) e Pedro Dallari (Direito e IRI). Segundo Reinhard, a sugestão de realizar esse conjunto de eventos partiu do professor Marco Antonio Zago, pró-reitor de Pesquisa da USP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário