A utilização de plantas medicinais para o tratamento de doenças é uma prática antiga desenvolvida por muitas civilizações passadas. Porém, para que haja o aproveitamento dos benefícios que a medicação natural pode oferecer é necessário que as plantas sejam usadas de forma adequada.
O farmacêutico Christian Lameira, ministrante do curso de manipulação de plantas medicinais na Farmácia Nativa - ofertado pelo Fundo Ver-o-Sol, diz que tanto os medicamentos naturais quanto os sintéticos podem causar benefícios ou malefícios. “Tudo depende da dosagem e da forma como eles são usados. Não é só porque um medicamento é natural que as pessoas vão deixar de procurar um médico para orientá-las”, alerta.
Ao fazer uma comparação entre os medicamentos sintéticos e os naturais, Christian explica que quando o sintético é utilizado, logo o paciente apresenta melhora, o que não ocorre com a medicação natural, pelo fato de não causar resultado imediato. Entretanto, segundo o farmacêutico, os medicamentos naturais têm efeitos colaterais bem menores se comparados aos sintéticos.
Raimunda Dias, de 57 anos, trabalha com produção de plantas medicinais, ornamentais e frutíferas. Ela utiliza as plantas para fins medicinais há 10 anos. “Acho a medicação natural mais adequada porque não contem conservantes. Só utilizo remédios sintéticos quando realmente é necessário”, diz.
A produtora conta que já apresentou um quadro de gastrite e se curou com tratamento feito somente à base de medicamentos naturais. Raimunda também utiliza pomadas de andiroba e copaíba para fazer massagens e amenizar a artrite.
Nas aulas ministradas no curso de manipulação de plantas medicinais, Christian diz que são repassadas todas as informações necessárias para que os alunos aprendam a retirar, de forma adequada, vários produtos das plantas. Para ele, o conhecimento dos medicamentos naturais possibilita que as pessoas se previnam de doenças.
Conheça algumas plantas medicinais e seus benefícios:
-Guaco (mikania glomerata) – Combate bronquite e doenças respiratórias devido a suas ações broncodilatadoras e antialérgicas.
-Espinheira Santa (Maytenus ilicifolia) – Utilizada no tratamento da gastrite.
-Soja (Substância Isoflavona) - Repositor hormonal feminino.
-Unha de Gato (Uncaria tomentosa) – Utilizada no tratamento de doenças como artrite e artrose.
-Erva Baleeira, andiroba e copaíba – Têm ação antiinflamatória.
-Ipeca (Cephaelis ipecacuanha)- Utilizada como amebicida.
-Babosa (Aloe vera) – Usada para curar queimaduras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário