Cientistas conseguem, pela primeira vez, criar tecido muscular estruturado em laboratório.
A partir de células-tronco de ratos, pesquisadores da Universidade Eindhoven, na Holanda, deram um grande passo rumo à regeneração de tecidos humanos.
Em 2009, a mesma universidade havia conseguido um grande avanço na criação de tecido muscular sem utilizar células-tronco- apenas com células do músculo de porcos. O objetivo, na época, era criar uma solução para a alimentação mundial com uma espécie de carne de laboratório.
Dessa vez, os pesquisadores obtiveram células musculares orientadas na direção correta, mais firmes, e repletas de vasos sanguíneos de uma maneira muito simples que dispensa o uso de agentes bioquímicos: aplicando tensão em uma direção.
O alinhamento das células é o que dá ao músculo sua força, porém pesquisas anteriores nunca havia conseguido criar células organizadas dessa forma.
As células-tronco foram colocadas em um tecido próprio para seu crescimento, de 2x8 mm, que foi esticado e preso com uma espécie de velcro. Ao se transformarem em células musculares, elas cresceram orientadas devido à tensão, o que fez com que as veias (cujas células-tronco também foram colocadas no tecido) se desenvolvessem automaticamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário