Redirecionamento

javascript:void(0)

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Músculos são criados em laboratório

Cientistas conseguem, pela primeira vez, criar tecido muscular estruturado em laboratório.

A partir de células-tronco de ratos, pesquisadores da Universidade Eindhoven, na Holanda, deram um grande passo rumo à regeneração de tecidos humanos.
 
Em 2009, a mesma universidade havia conseguido um grande avanço na criação de tecido muscular sem utilizar células-tronco- apenas com células do músculo de porcos. O objetivo, na época, era criar uma solução para a alimentação mundial com uma espécie de carne de laboratório.

Dessa vez, os pesquisadores obtiveram células musculares orientadas na direção correta, mais firmes, e repletas de vasos sanguíneos de uma maneira muito simples que dispensa o uso de agentes bioquímicos: aplicando tensão em uma direção.

O alinhamento das células é o que dá ao músculo sua força, porém pesquisas anteriores nunca havia conseguido criar células organizadas dessa forma.

As células-tronco foram colocadas em um tecido próprio para seu crescimento, de 2x8 mm, que foi esticado e preso com uma espécie de velcro. Ao se transformarem em células musculares, elas cresceram orientadas devido à tensão, o que fez com que as veias (cujas células-tronco também foram colocadas no tecido) se desenvolvessem automaticamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário