Essa norma, lançada em junho, representa uma grande oportunidade para uma melhor gestão energética nas empresas e indústrias, com o compromisso da utilização da energia de forma mais eficiente.
São Paulo – Francisco Vieira, gerente estratégico de Eficiência Energética da ABB, faz palestra sobre ISO 50001 durante o evento Eficiência Energética e Sustentabilidade com Inovação Tecnológica, no dia 17 deste mês, no auditório do Pestana Bahia Hotel em Salvador/BA. O seminário é organizado pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração – ABM, com o objetivo de difundir informações sobre energia e gases industriais.
Vieira vai falar sobre a importância desta ISO, padrão de excelência criado pela International Organization for Standartization, na Suíça, que está disponível desde junho. “Essa norma representa uma grande oportunidade para uma melhor gestão energética nas empresas e indústrias, com o compromisso da utilização da energia de forma mais eficiente”, informa Vieira, que acompanhou todo o processo de desenvolvimento para a formatação da norma, coordenado no Brasil pela ABNT, durante o período de 2008 a 2011.
“O objetivo da organização é desenvolver padrões a serem seguidos por praticamente todos os setores produtivos”, comenta o executivo, lembrando que a norma permitirá o estabelecimento de sistemas e processos para melhoria do desempenho energético e ser aplicável a todos os tipos de organizações. Estima-se que a certificação terá impacto potencial para influenciar 60% do uso de energia em diversos setores da economia.
“Entre os resultados esperados após aplicação global da norma e a gestão da energia estão a maior disponibilidade de suprimento de energia, melhoria da competitividade das organizações e o impacto positivo das mudanças climáticas”, avalia Francisco Vieira, lembrando que a sua adoção levará as organizações a um reconhecimento internacional, além de diferencial de mercado no primeiro momento.
A ABB [www.abb.com] é líder em tecnologias de energia e de automação que proporcionam aos clientes dos setores industriais e de concessionárias a melhoria de performance energética, enquanto reduz os impactos ambientais. O Grupo ABB opera em cerca de 100 países e emprega em torno de 130.000 funcionários
Nenhum comentário:
Postar um comentário