Redirecionamento

javascript:void(0)

terça-feira, 14 de junho de 2011

Semana do Meio Ambiente deixa saldos positivos no Pará

A Semana do Meio Ambiente, coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), deixou saldos positivos para o Estado. O evento, ocorrido entre os dias 5 e 10 deste mês, começou com caminhada ecológica que foi da praça Dom Pedro I até a praça da República e resultou na discussão de assuntos como o programa Municípios Verdes e a emissão de carbono na atmosfera.

Com o tema “Construindo um Pará sustentável”, a Semana do Meio Ambiente reuniu especialistas de meio ambiente de vários órgãos e entidades, a exemplo do superintendente de Planejamento da Agência Nacional de Águas (ANA), Ney Maranhão, e o professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) Thomas Mitschein.

O representante da ANA falou sobre o Sistema Nacional de Gestão de Recursos Hídricos, dos garimpos - que têm provocado danos ambientais -, da poluição causada pelas cidades, da geração de energia elétrica e de outras formas de uso da água, que precisam de intervenções e programas de investimentos em obras. “Tem de haver um pacto entre os Estados e a União para administrar os recursos hídricos”, disse.

Outra importante discussão foi a de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (Redd), conduzida por Thomas Mitschein. Para ele, a Redd é um bom caminho para a proteção e melhoria da vida dos moradores da floresta. “Biodiversidade e floresta em pé são dois elementos que devem ser usados em benefício dos amazônidas”, analisou.

Os debates aconteceram em dois dias de mesa redonda, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Participaram das discussões representantes de entidades como os bancos da Amazônia e do Brasil; institutos Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), de Mineração (Ibram) e de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp); UFPA; Secretaria de Agricultura do Estado (Sagri); Prefeitura de Paragominas; Tribunal de Contas do Estado (TCE); e Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa).

Um dos parceiros da Sema no evento, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) também fez atividades alusivas à data. Por meio do projeto “Saneamento e Cidadania”, escolas da rede pública e privada visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA) Bolonha, participaram de palestras e assistiram a uma peça do teatro de fantoches com a temática ambiental. No Parque do Utinga, os estudantes fizeram plantio de várias espécies de mudas.

Ainda na programação, houve uma importante discussão sobre o programa Municípios Verdes, do qual participaram os secretários de Estado de Meio Ambiente, Teresa Cativo, e de Projetos Estratégicos, Sidney Rosa; o prefeito de Paragominas, Adnan Demachki; o superintendente do Ibama, Sérgio Suzuki; e o presidente da Faepa, Carlos Xavier.

Cartilhas e outros materiais de informação sobre unidades de conservação, florestas, recursos hídricos e pesquisas na área agrícola foram distribuídos gratuitamente no Hangar, durante os dois dias de debates, mesas redondas e palestras. Houve espaço ainda para exposições de produtos e experiências sustentáveis.

No último dia da Semana do Meio Ambiente, diretores, técnicos e estagiários da Sema participaram de atividades esportivas no Parque Estadual do Utinga, como caminhada, trilha ecológica, rapel e aeróbica. Dentre os quatro, os participantes puderam escolher uma para se envolver do início ao fim. Um grupo folclórico regional embalou o grupo com músicas e danças típicas da Amazônia, regados a frutas e sucos da terra.

Sema - PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário