Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Papa Bento 16 entrega Prêmio Ratzinger a três teólogos

O papa Bento 16 entregou nesta quinta-feira o recém criado Prêmio Ratzinger a três teólogos, em uma cerimônia realizada na Sala Clementina, no Vaticano.

Os contemplados são Manlio Simonetti, leigo italiano estudioso da antiga literatura cristã e Patrologia (estudo do pensamento teológico dos padres); o padre Olegario González de Cardedal, espanhol docente em Teologia Sistemática; e Maximilian Heim, abade alemão do Monastério de Heiligenkreuz, na Áustria.

Eles receberam um diploma e um reconhecimento no valor de € 50 mil.

O prêmio, que está em sua primeira edição, foi instituído pela Fundação Vaticana Joseph Ratzinger.

Durante a cerimônia de entrega, o papa reconheceu que a ciência proporcionou "inegáveis progressos", mas disse que ela encontra um limite em Deus, que não pode ser objeto de experimentação.

"A razão experimental, hoje, aparece amplamente como única forma de racionalidade declarada científica. Ou seja, o que não pode ser cientificamente comprovado ou falsificado cai fora do âmbito científico", observou o pontífice.

"Com esta técnica, foram realizadas obras grandiosas. Que ela é justa e necessária no âmbito do conhecimento da natureza e das suas leis, ninguém pode duvidar.

Mas existe, todavia, um limite a tal uso da razão. Deus não é um objeto da experimentação humana. Ele é sujeito e se manifesta apenas na relação de pessoa para pessoa. Ele faz parte da essência", explicou Bento 16.

O papa também elogiou o trabalho dos teólogos, dizendo que a teologia não é algo do passado. Segundo o Pontífice, este ramo de estudo é um "desafio" que implica "humildade".
Citando questionamentos como "ciência não é, talvez, o contrário da fé?", "a fé não acaba quando se torna ciência?" e "a ciência não deixa de ser ciência quando é subordinada à fé?", o Papa afirmou que estas dúvidas já eram um "sério problema" para a teologia medieval e se tornaram ainda mais incisivas na modernidade.

Em Roma, papa Bento 16 entregou certificados e € 50 mil a três teólogos na primeira edição do Prêmio Ratzinger.



Nenhum comentário:

Postar um comentário